Connect with us

DESTAQUES

Após chuvas em Pio IX, rios transbordam e renovam esperanças para o Açude Cajazeiras

Publicado

em

Nos últimos dias, o município de Pio IX, situado a 420 quilômetros de Teresina, tem sido favorecido com uma quantidade substancial de chuvas, trazendo consigo um cenário de alívio e renovação para seus habitantes. Com o aumento do volume de água, os rios da região começaram a registrar uma elevação significativa em seus níveis.

Nas últimas horas, vídeos compartilhados nas redes sociais têm mostrado a impressionante transformação dos riachos, que agora exibem um grande volume de água.

E isso representa uma grande benefício para o açude Cajazeiras, que há tempos sofre com os efeitos de um prolongado período de seca, operando apenas com uma fração mínima de sua capacidade total.

Com uma capacidade total de 24.700.000 m³, o açude Cajazeiras encontrava-se há algumas semanas com apenas 2.100.000 m³ de água armazenada. No entanto, as recentes precipitações têm reabastecido o reservatório, oferecendo esperança à comunidade local, que depende principalmente da agricultura para subsistência.

Um vídeo em particular, capturando o momento em que o rio Maravilha, como é conhecido na região, transbordou após apenas uma hora e meia de chuva intensa, evidencia a força e a imprevisibilidade da natureza. O transbordamento da passagem molhada, que impediu temporariamente a circulação dos moradores no interior do município, demonstra a magnitude do evento.

Publicidade

As últimas chuvas têm sido motivo de comemoração para os habitantes de Pio IX, que agora alimentam a esperança de que o açude Cajazeiras possa ser abastecido, garantindo assim o suprimento necessário para a população local.

Facebook

MAIS ACESSADAS