Connect with us

DESTAQUES

APPM vai realizar 1ª Supercopa de Futebol Amador e visa fortalecer o esporte em todo Piauí

Publicado

em

Um grande evento que chega com a promessa de movimentar e fortalecer o esporte em todo o Estado do Piauí, foi lançado nesta quarta-feira, 15 de março. Trata-se da 1ª Supercopa APPM de Futebol Amador, competição idealizada pelo presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), Antoniel de Sousa, o Toninho.

A 1ª Supercopa APPM foi lançada em evento realizado na sede da associação na manhã de hoje, reunindo prefeitos de diversos municípios, secretários de esportes, além de autoridades a nível de estado.

O evento esportivo, que representa uma iniciativa inovadora no estado, vai abranger os 12 territórios do Piauí e acontecerá em três fases. A primeira será entre territórios, a segunda, território contra território e cidade contra cidade, e por fim, acontece a fase final, com a disputa entre campeões, por sorteio.

A copa está programada para iniciar no mês de maio, e encerrar entre os meses de agosto e setembro. Os jogos das semifinais e finais, serão realizados no Estádio Albertão, em Teresina.

Segundo Toninho, após esse evento de apresentação, o próximo passo será a realização de visitas em cada território, com o intuito de formatar as competições regionais. Ele também destacou que a competição terá premiação regional e também geral, com valores que ainda serão definidos, de acordo com as parcerias firmadas.

Em entrevista ao Cidades Na Net, o presidente da APPM, Toninho, disse que o intuito é realizar um grande evento, contando com parcerias a nível municipal e estadual. “Estamos hoje dando o pontapé inicial para  a Super Copa APPM, que era um projeto da nossa gestão à frente da associação. Com certeza, com apoio de todos os gestores, todos os municípios envolvidos, comprometidos, vamos fazer um grande evento que vai fortalecer o esporte piauiense. Vamos buscar a Secretaria de Esportes do estado, as outras secretarias envolvidas, as iniciativas privadas, para que a gente possa fazer um campeonato organizado, justo e também que possa fortalecer cada município que participar”.

Toninho explicou que a competição será trabalhada regionalmente. “Nosso intuito é conversar de forma regional, vai se fortalecendo os times regionalmente, e vai subir até a gente ter a primeira, segunda e terceira fase, aonde vão poder encontrar as seleções de Parnaíba, Cristalândia, Batalha, Caridade, de forma que as seleções que se destacarem em sua região, possam subir para fazer a representatividade no jogo que será de ida e volta. Vamos mostrar aqui a experiência que tivemos na AMVI, que foi muito positiva. E vai ser um regulamento  único para todos os territórios, para que a gente possa de forma organizada, fazer um evento que chegue a todos”.

Segundo ele, as copas regionais integrarão a Supercopa APPM, sendo que o campeão e o vice de cada competição regional, vai representar sua região na Supercopa, que será uma segunda etapa para as equipes que se destacaram nas competições de cada território.

Publicidade

Para o gestor, além do impulsionamento do esporte, os benefícios do evento são diversos. “Os benefícios, além da interação entre os municípios, de tirar o jovem da ociosidade, a gente vai oxigenar as economias locais e podemos trazer do amador os profissionais. Acho que o Piauí precisa dar esse “boom” no esporte, e os municípios estão prontos para ajudar o estado nesse entendimento para que a gente possa em conjunto fazer uma grande competição, com apoio do Governo do Estado, parlamentares e da iniciativa privada, que a gente vai abrir também para participar, os patrocinadores, para que a gente possa não focar na premiação, mas nos destaques que podem sair daqui desse evento”.

Toninho ainda disse que outros projetos esportivos já são visados. “E também existem gestores que estão entusiasmados até com a possibilidade da APPM ter uma seleção, que possa representar os municípios na série B do campeonato piauiense. São discussões prematuras, mas projetos que a associação quer desenvolver para fortalecer o esporte”.

Simone Pereira, deputada estadual, disse que o evento não só incentiva o esporte, mas promove a integração entre os municípios. “Estamos num processo de fortalecimento dos municípios. Acredito que hoje a visão é um pouco diferente, há a necessidade dessa integração, da troca de experiências, pois temos um estado com uma extensão territorial muito grande e várias diversidades. Essa iniciativa é importante não só pelo incentivo ao esporte, a possibilidade da descoberta de talentos, mas vejo como mais importante o fortalecimento dos municípios com essa integração, troca de experiências. E só quem ganha com isso é o estado do Piauí”.

O prefeito de Massapê do Piauí, Rivaldo Carvalho, um dos participantes do evento, disse que o município vai se planejar para participar da Copa. “Está sendo conversado com todos os prefeitos das associações regionais, e vai ser posteriormente criada um comissão. Nosso município está acompanhando, presente também o secretário de Esportes, Roberto, e vamos ver como vai ficar esse andamento. Massapê está sempre a disposição, estamos aqui trabalhando, acompanhando, para que o município também participe dessa copa. O futebol em nosso município é muito forte e a gente vai dar essa atenção especial, vamos conversar com o secretário e nos planejar para fazermos parte da Copa APPM”.

O gestor municipal de Jacobina do Piauí, Gederlânio Rodrigues, o GD, confirmou a participação do município e enalteceu a iniciativa do evento. “Jacobina vai participar da copa. A gente tem trabalhado muito o incentivo ao esporte no município e estamos aqui juntos com a equipe da APPM moldando essa ideia, para que a gente possa de fato colocar em prática esse grande projeto de abrir as portas do futebol amador, de fato, dentro do futebol piauiense. As expectativas são muito boas para o futebol amador e a gente fica muito feliz em ver essa iniciativa inovadora se desenvolvendo”.

Os territórios que devem integrar a copa, são: Planície Litorânea (11 municípios); Cocais (22); Carnaubais (16); Entre Rios (31); Vale do Sambito (15); Vale do Rio Guaribas (23); Vale do Canindé (17); Serra da Capivara (18); Vale dos Rios Piauí Itaueira (19); Tabuleiro do Alto Parnaíba (12); Chapada das Mangabeiras (24); Chapada Vale do Itaim (16).


Leia também: APPM promove encontro municipalista em parceria com o TCE e orienta gestores sobre transparência e folha de pagamento


Veja mais fotos do evento:

Facebook

MAIS ACESSADAS