Connect with us

DESTAQUES

DOM EXPEDITO LOPES 59 ANOS | Palestra sobre prevenção e combate às drogas integra a programação de aniversário

Publicado

em

Perseverança, superação e acima de tudo o reconhecimento da importância que Deus tem na vida de cada um que habita nesse mundo. Tudo isso foi demonstrado na cidade de Dom Expedito Lopes, a Cidade Luz, na noite desta terça-feira (11), no ginásio poliesportivo “Tio Zé”.

Promivido pela Prefeitura na gestão do prefeito Valmir Barbosa, através das Secretarias de Educação, Saúde e de Assistência Social, o evento intitulado “Vida Sim, Drogas Não” integra a programação do aniversário de 59 anos de emancipação política e foi realizado com palestra ministrada pelo empresário Rômulo Braga que deu testemunhos de si mesmo, de jovens e adultos.

A solenidade conduzida pelo cerimonialista Iago Sousa, teve ainda apresentação musical de membros do Grupo Esperança Viva (GEV).

Na mesa de honra estiveram presentes: o prefeito Valmir Barbosa e a primeira-dama Valdiva Barbosa, a vice-prefeita Evanil Conrado, juntamente com os secretários Francival Gonçalves (Agricultura), Jusceneide Nobre (Educação), Sabrina Vieira (Saúde), Edinalva Valentim (Assistência Social), Lucas Cardoso (Obras), Wilson (Esporte), os vereadores: Renata Belo (presidente da Câmara), Ireny Gonçalves, Marcilente Ramos, Everaldo, Lopes e Diassis.

O dispositivo de honra foi composto também pelo pastor Edilberto Cardoso (Igreja Assembleia de Deus), pastor Leandro (Igreja Batista Atitude), Juliano (Polícia Militar), Kaline Moura (coordenadora da Escola Santa Luzia), professora Isabel (Escola Estadual João Carvalho), Gilvá Ramos (diretor financeiro da Secretaria de Saúde) e a assistente social, Jaqueline Leal.

O prefeito Valmir Barbosa fez uso da palavra, elogiou o palestrante por sua capacidade e conhecimento apurado sobre o assunto.

“Em Dom Expedito Lopes queremos valorizar a vida. Nossa gestão valoriza muito e dá soluções a problemas. A secretária Sabrina, o diretor Gilvá e toda Secretaria de Saúde se empenharam para esse grandioso evento. Para nós traz muitas expectativas de muitos ensinamentos”, destacou.

A primeira-dama, Valdiva Barbosa, também se pronununciou. Durante sua oratória revelou que o evento proporcionou alegria pelo fato de conhecer o palestrante e pela contribuição ao município com o tema tratado.

“Parabenizo as secretarias nas pessoas de Sabrina, Jusceneide, Edivalva e Jaqueline por terem essa brilhante ideia de trazer essa palestra. Sabemos que enfrentamos problemas e não só em Dom Expedito, que é a questão das drogas, que tem vitimado nossos jovens”, disse relatando um caso na comunidade Baixa Grande quando conversou com pessoas e ouviu o pedido de ajuda para o combate às drogas.

A secretária de Saúde, Sabrina Vieira, citou que o momento é de gratidão. Ela agradeceu a Deus e falou que o evento encoraja as pessoas.

Publicidade

“Não queremos que a drogas façam parte das nossas vidas. Quero deixar minha gratidão a primeira-dama Valdiva, idealizadora e incentivadora. Estamos com o objetivo de trazer esse evento como forma de prevenção e encorajar pessoas que estejam sofrendo de alguma dependência química. Estamos com uma rede de apoio: secretaria de educação, saúde e assistência social e queremos ajudar você que esteja passando por algum problema relacionado ao uso de drogas”, falou a secretária.

Edinalva Valentim é secretária de Assistência Social do município. “É um evento maravilhoso e é muito gratificante para nossa cidade. Foi criado da ideia da primeira-dama juntamente com o prefeito. Ele nos deu a ideia de trazer o Rômulo no aniversário de Dom Expedito Lopes”, disse.

A secretária de Educação, Jusceneide Nobre, salientou que o evento tem grande importância para a juventude porque narra a experiência de pessoas que foram vítimas da dependência.

“Vivemos em um mundo desenfreado em que muitas vezes as informações não chegam em casa. Quando se traz um palestrante com certeza o peso é maior porque os jovens conseguem saber e identificar o prejuízo que a droga traz para o ser humano. Com a experiência de outras pessoas vão ter a sabedoria de não entrar, de dizer não, de rejeitar o primeiro gole, um primeiro trago de um cigarro, e assim talvez consigam viver bem. Informação é primordial. É tudo”, orientou a secretária de Educação.

Na sessão de oratórias das autoridades da mesa de honra, o pastor Edilberto Cardoso, orou pedindo bênçãos direcionando ao público de diversas faixas etárias que marcou presença.

O “Vida Sim, Drogas Não” foi abrilhantado com uma apresentação cultural do grupo de ballet que encenou a coreografia “Liberta-me”

Palestra

Rômulo destacou que é um trabalho de prevenção realizado há mais de 15 anos com a Fazenda da Esperança e o Grupo Esperança Viva para conscientizar crianças, adoelscentes e jovens, os que já são usuários e querem se livrar, como os que ainda não entraram no mundo dos vícios.

“Fazer esse traballho de conscientização e prevenção para que a gente possa ter uma sociedade melhor, uma vez que as drogas têm destruído a vida de muitas famílias e da nossa sociedade. Nosso trabalho é de reconstruir a esperaça e a vida das pessoas que porventura usaram drogas. Hoje nosso foco principal é a prevenção e combate às drogas em toda microrregião de Picos. O GEV e o Rômulo de Picos tem esse trabalho”, explica.

Graduado em Marketing Empresarial, o empresário Rômulo Braga, Rômulo de Picos, é ex-dependente químico e há mais de 17 anos na sobriedade, desenvolve um trabalho junto à Fazenda da Esperança e dos Grupos Esperança Viva, contribuindo para recuperação e prevenção no campo da dependência química. É referência no mundo e já impactou milhares de pessoas com seus testemunhos de mudança e superação em suas palestras.

Ao longo do evento foram executadas músicas voltadas para o sagrado. Entre elas os membros do GEV tocaram “Coisa de Deus”.

Na ocasião foi exibido um vídeo sobre a história da Fazenda da Esperança que possui 160 unidades e está presente em 24 países. Mais de 25 mil pessoas entre jovens e adultos conseguiram recuperação através de tratamento da Fazenda Esperança Viva.

Publicidade

Durante a palestra Rômulo falou sobre conceitos de drogas, citou ídolos do esporte, da música e atores que sofreram com vícios nas drogas. Além dos atores ele destacou sem citar nomes que muitas pessoas estão presas por conta das uso e tráfico de drogas.

O palestrante se emocionou ao falar da perda de sua irmã, que faleceu há dois anos de câncer. Ele declarou que ao longo do tempo de dependência química perdeu tudo entre bens materiais e relacionamentos matrimoniais, além de ter tentado contra a vida dos pais e da irmã.

O empresário disse enfatizado que atualmente é feliz depois de alcançar a cura contra os vícios. Ele agradeceu a diversas pessoas que estiveram envolvidas em seu processo de tratamento. Entre os nomes citados, nos agradecimentos, estão: a psicóloga Graça Moura, o padre Gregório Lustosa (pároco de Pio IX), o prefeito Valmir Barbosa e a primeira-dama Valdiva Barbosa.

Testemunhos

Presentes no evento, cinco pessoas deram testemunhos sobre a luta que enfrentaram por anos e período de menor tempo para sair da dependência de drogas como álcool entre outras. Os depoimentos foram revelados pelos “ES” como são chamados: Jeferson, Iago, Gerivaldo, Edgar Feitosa e Marcone.

Publicidade

Cada “ES” falou de sua trajetória desde a cidade onde vivia, bem como do tempo que iniciou no uso de substâncias ilícitas, do período da dependência, das perdas materiais e familiares e das inúmeras consequências sofridas pelo consumo.

A filha de Rômulo esteve presente e também deu testemunho sobre a luta do pai contra as drogas. Beatriz Neiva viveu seus primeiros anos de vida orfã de pai e mãe por causa das drogas. Somente aos 9 anos de idade conheceu seu pai.

“Deus deu meu pai recuperado e exemplos para seguir para a vida […] espero de coração que vocês também se sintam tocados”, disse direcionando ao público. “O primeiro passo é a prevenção. O mais difícil pra sair é quando você entra porque o mundo escurece […] graças a Deus, com amor, a gente conseguiu se reconstruir como família e sociedade. Meu pai hoje é um exemplo para muita gente. Me orgulho hoje de dizer que pareço com ele”, disse a advogada criminalista.

>> Veja as demais atividades da programação de aniversário e logo depois as fotos do “Vida Sim, Drogas Não”.

A programação do 59º aniversário de emancipação política de Dom Expedito Lopes prossegue até o dia 14. Nesta quarta-feira (12), a programação pela manhã teve uma Tour Municipal com visitação guiada pelo município. Às 18h, haverá inaugurações e entrega de estradas vicinas. A Banda Musical Chagas Santos estará na praça do Sitiozinho. As obras conforme consta na programação, são: Praça Isabel Carvalho de Araújo e Posto de Saúde Zezinho Araújo.

Na quinta-feira, 13, às 07h, será realizada uma caminha com o tema “Qualidade de vida e meio ambiente”. A concentração será no trevo e o percurso segue até a praça pública no Centro da cidade. Em seguida, 08h, haverá entrega de pavimentações em paralelepípedo (Secretaria de Obras, Urbanismo, Seviços Públicos e Transportes; Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Secretaria de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo; Academia de Saúde); e pavimentação no entorno do ginásio Tio Zé.

À tarde, 16h, terá o Chá da Tarde com roda de conversa sobre o tema “Mulheres que inspiram”, na Câmara de Veradores. Durante a noite, 19h, na avenida José Honório de Sousa acontece o Noite Cultural com Taekwondo – alunos da rede municipal de educação, violão e flauta (FANDEL), Ballet – alunos da rede municipal de ensino, Grupo Percussão Origem, e artistas da Terra.

Publicidade

A programação encerra no dia 14. Pela manhã, 08h, oficina de beleza no CRAS e a temática: Promovendo a autoestima e valorização da mulher. Marcado para 22h, na avenida José Honório de Sousa, sobem ao palco, os cantores Iohannes Imperador, Mala 100 Alça, Álvaro Neto e Edu Safadão.

Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS