Connect with us

DESTAQUES

FRANCISCO SANTOS 62 ANOS | Shows atraem multidão no XVIII Chico Folia; prefeito Dr. Luís José apresenta avanços

Publicado

em

Uma verdadeira multidão. Milhares de pessoas prestigiaram o “Chico Folia” na noite desta terça-feira, 27 de dezembro, na cidade de Francisco Santos. Chico Folia é um evento festivo, uma tradição, que está no calendário cultural do município.

A 18ª edição do evento é alusiva ao aniversário de 62 anos de emancipação política, realizada pela Prefeitura Municipal, na gestão “Força, compromisso e trabalho” do prefeito Dr. Luís José e do vice-prefeito José Edson de Carvalho.

O último dia das comemoração do aniversário foi animado com shows. Subiram ao palco os cantores Thiago Moraes, Felipe Amorim e Karlla Thalyta.


CONTEÚDO RELACIONADO

Veja fotos dos shows do Chico Folia no aniversário de 62 anos de Francisco Santos


Thiago Moraes
Felipe Amorim
Karlla Thalyta

O evento além de promover diversão ao público, impulsiona a economia no município com a instalação de diversos estabelecimentos no ramo alimentício e de bebidas, vendas de artigos como copos e brinquedos infláveis, entre outras atividades comerciais já existentes.

Imagem aérea mostra multidão e várias barracas ao redor com gêneros alimentícios, bebidas, entre outros estabelecimentos comerciais

O prefeito falou da grande satisfação e dedicação em planejar e realizar as festividades comemorativas aos 62 anos de emancipação política. O gestor destacou o apoio do deputado estadual Georgiano Neto e do deputado federal Júlio César.

Prefeito Dr. Luís José e primeira-dama Daniela Leite

“É uma cidade jovem ainda. É com muita alegria que estamos comemorando o aniversário da cidade com esse grande show. Está lotada e a gente fica alegre e satisfeito, porque foi feito com muito planejamento, carinho e amor. Essa festa é um sucesso. Quero desejar a todos um feliz 2023 cheio de paz, saúde, felicidades para todos os conterrâneos de Francisco Santos”, disse Luís José falando das demais atividades alusivas ao aniversário como o campeonato de futebol, corrida rústica, inaugurações de várias obras, calçamentos, asfalto, entrega de carro coletor de lixo, melhorias em unidades de saúde, entre outras.

O deputado estadual Georgiano Neto compareceu ao evento e reafirmou compromisso com o desenvolvimento de Francisco Santos.

“É uma alegria retornar a Francisco Santos e participar mais uma vez do Chico Folia ao lado do prefeito Luís José e da primeira-dama Daniela, do vice-prefeito Edson, dos vereadores, de todos que fazem a gestão municipal. É um momento de confraternização, fechando ano de 2022 com chave de ouro e planejando os próximos quatro anos de muito trabalho e muitos resultados”, destacou o deputado.

O vice-prefeito, José Edson, revelou que o momento é grandioso e de muita alegria.

Publicidade

“É uma satisfação muito grande ver tanta gente, tantos francisco-santenses participando desse grande evento. É um momento de gratidão em nosso município. Desejo a todos que brinquem e participem a vontade”, disse o vice-prefeito Edson desejando um feliz ano novo a todos.

As festividades alusivas ao aniversário de emancipação política iniciaram ainda no último dia 14. De lá para cá houve desfiles de blocos carnavalescos, missa em ação de graças, ato cívico. Além disso foram entregues e inauguradas obras em mobilidade urbana, na educação, saúde, bem como também houve atividades esportivas com corridas rústicas (masculino e feminino) e o campeonato de futebol com a III Copa de Futebol Amador. A competição teve a Holanda que sagrou-se campeã ao derrotar pelo placar de 3 a 0 a equipe Sacanagem.

História e emancipação política

O município tem suas origens no povoado Jenipapeiro que foi ocupado no início do século XIX. Após fixação dos primeiros habitantes, um século depois foi construída a primeira capela e iniciou os festejos do padroeiro, o Imaculado Conceição de Maria.

Desmembrado de Picos, ganhou sua emancipação política e territorial no dia 24 de dezembro de 1960. O nome Francisco Santos é em homenagem ao filho da terra, Cel. Francisco de Souza Santos.

Passados mais de 60 anos, o município de Francisco Santos é exemplo de desenvolvimento e progresso. São diversas dimensões sociais que avançam dia a após dia com a administração de Dr. Luís José.

As autoridades subiram ao palco e prestigiaram a exibição do videodocumentário mostrando ações executadas no município em benefício da população. Após discursos houve uma intensa solta de fogos.

Além do prefeito, da primeira-dama e secretária de Finanças, do vice-prefeito, e do deputado Georgiano, o XVIII Chico Folia foi prestigiado pelo prefeito de Caridade do Piauí, Toninho de Caridade; prefeito de Sussuapara Naerton Moura e primeira-dama Carla Vitorino.

Além deles, os vereadores de Francisco Santos: Pedro Wesley (presidente da Câmara) Liérgia Ramos, Ivano Sousa, Garlene, Cristiane, Thiago e Valdetá, juntamente com os secretários: Ana Vilma (Saúde), Tássia Gisele (Educação), Ana Carla (Assistência Social), Ana Patrícia (Juventude), Ana Carlete (Governo), Larisse Ariadna (Agricultura), José Arthur (Obras), Edimary Sousa (Esporte, Cultura e Turismo), Alberone Carvalho (Tesoureiro), Maria do Socorro (Diretora da Unidade Mista de Saúde).

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS