Connect with us

DESTAQUES

Jovem que estudou no ensino público de Pio IX é aprovado em mestrado na Universidade Estadual da Bahia

Publicado

em

Nascido entre os encantos de Santa Inês, no estado do Maranhão, Edielson Teixeira, um jovem de 22 anos, obteve uma importante conquista esse ano.

Recém-formado em Jornalismo pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no campus de Picos, Edielson viu-se aprovado no Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Educação, Cultura e Territórios do Semiárido, na prestigiosa Universidade Estadual da Bahia (UNEB), na linha ‘Educação, Comunicação e Interculturalidade’.

Criado nas raízes de Pio IX, Piauí, Edielson sempre carregou consigo o sonho de superar as adversidades e trilhar um caminho de conhecimento. Desde os 17 anos, ele viu-se imerso na busca por um futuro melhor, encontrando em Picos um lar para seus anseios acadêmicos.

“Durante minha graduação, na UESPI, vivenciei a importância da pesquisa durante a pandemia. Foi um período de descobertas, quando percebi que a pesquisa científica desempenha um papel crucial em nossa sociedade. Os maiores incentivadores foram meus professores, amigos próximos e meus pais, que sempre proporcionaram ambientes propícios para o desenvolvimento do conhecimento”, declarou.

O processo seletivo para o mestrado representou um período difícil, repleto pela ansiedade do resultado.

“A fase do mestrado foi um desafio marcante. Um processo seletivo longo e rigoroso, com mais de três etapas desde agosto de 2023. Vencer cada etapa foi uma jornada desafiadora, mas aprendi que os sonhos são construídos com esforço diário. Gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos à professora Ruthy, minha orientadora no TCC, que desempenhou um papel fundamental em minha jornada. Ela não apenas me orientou durante todo o processo, desde o edital até a última etapa da defesa do projeto de pesquisa, mas também ofereceu um apoio inestimável que foi essencial para minha conquista”, destacou.

Publicidade

Durante a entrevista, o estudante também compartilhou sobre a área de pesquisa à qual se dedicará.

“Agora, na Universidade Estadual da Bahia, minha pesquisa se concentrará na área de Educomunicação. Nos últimos períodos do curso de jornalismo, cursei uma disciplina onde era posto as características comunicacionais do semiárido e as problemáticas e logo percebi a necessidade de começar a pesquisar, entendendo a importância da pesquisa científica em várias camadas da sociedade. Principalmente a respeito do semiárido que é um lugar que faz parte da minha identidade”, explicou.

O jovem, que enxerga na educação uma porta para transformar o mundo e para mudar sua própria perspectiva, deixou uma mensagem para aqueles que consideram ingressar na vida acadêmica.

“Deixo a frase de Charlie Chaplin que resume esse momento e que serve como uma motivação para aqueles que desejam investir em qualquer âmbito de sua vida: ‘A persistência é o caminho do êxito’. Ao persistir, transformamos obstáculos em conquistas. Que cada desafio acadêmico seja uma oportunidade de crescimento, e que a perseverança nos impulsione a alcançar novos horizontes, pois é na persistência que encontramos o verdadeiro triunfo. Agradeço a todos que contribuíram para minha jornada até aqui. Esta conquista é resultado de muita persistência e da crença de que somos capazes de fazer a diferença. Que a busca pelo conhecimento continue a ser guiada pela dedicação, pois é assim que construímos um futuro promissor”, declarou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS