Connect with us

DESTAQUES

Praga na cajucultura de Francisco Santos deixa produtores em alerta

Publicado

em


A cidade de Francisco Santos, localizada na região centro-sul do Piauí, é conhecida por sua rica produção de caju. No entanto, um problema tem preocupado os agricultores locais: a infestação de uma lagarta que está causando danos significativos às folhas do cajueiro.

Essa praga representa uma ameaça para a economia local, uma vez que o caju é uma das principais fontes de renda da região. Nesta matéria, exploraremos alguns detalhes dessa infestação e as medidas recomendadas para o controle e combate.

A plantação afetada está situada na zona rural de Francisco Santos, na localidade conhecida como Projeto, de propriedade do agricultor Clemilton.

A responsável pelos danos às folhas do cajueiro é conhecida como Lagarta Saia Justa (Cicinnus callipius). A postura dos ovos é feita por borboletas conforme destacou o engenheiro agrônomo Oziel Vieira.

De acordo com o site Agrolink, as larvas alimentam-se inicialmente do parênquima das folhas, separam-se, e cada uma se enrola em uma folha, onde permanecerão até a fase adulta. Antes de empuparem, as lagartas fixam seus abrigos em algum galho ou ramo e permanecem no interior desses abrigos até alcançarem a fase adulta.

Técnico do Senar/PI, Carlos Magno, ressalta que a lagarta já é conhecida na região e tem controle simples com monitoramento. “Tratando no tempo certo e não deixar se espalhar é um praga que não pode preocupar muito”, frisou.

Para combater a lagarta, Oziel Vieira recomenda um inseticida denominado Cyptrin (cipermetrina 250 g / L) e o
adubo foliar Aminoagross para restruturar a planta.

Na vizinha cidade de Santo Antônio de Lisboa, o técnico da Emater-PI, Hilton Silva, disse que a lagarta ainda não chegou nas produções do município. Recentemente, o oídio foi um problema acometeu a cujucultura de Santo Antônio de Lisboa.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS