Connect with us

DESTAQUES

Prefeitura de Marcolândia realiza 9ª Conferência Municipal de Saúde

Publicado

em

A Secretaria de Saúde de Marcolândia realizou na manhã desta terça-feira (14), na Câmara Municipal de Vereadores, a 9ª Conferência Municipal de Saúde.

Apoiado pela Prefeitura na gestão do prefeito Dr. Corinto Matos, juntamente com Conselho Municipal de Saúde, o evento reuniu profissionais de diversas categorias da área e teve como tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”.

A conferência foi aberta pela representante do Conselho Municipal de Saúde, Irenilda Carvalho, e teve como objetivo discutir a situação de saúde da população, analisar o resultado das ações e serviços prestados pela secretaria e aprovar diretrizes para as políticas de saúde que subsidiarão o município pelos próximos anos.

A princípio houve a solenidade de abertura com a composição da mesa de honra e execução dos hinos nacional e municipal. Logo depois, foi feita a leitura do Regimento Interno da conferência, feita por Severiano Gomes, nutricionista e coordenador do NASF.

A secretária de Saúde, Domitilia Alencar, falou sobre a importância da realização da conferência.

“Quero dizer que é um momento de grande importância para a sociedade de Marcolândia. É uma oportunidade onde a gente pode traçar metas para que nós tenhamos uma saúde mais justa, um SUS mais justo para o nosso município. Por isso, tenham toda atenção nessa conferência. Só quem sabe o que é de fato a saúde, que está lá no meio e no dia a dia necessitando de ambulância, de transferência e de tudo. Espero que essa conferência seja proveitosa para todos”, disse.

O vice-prefeito, Valmir de Juracy, citou que o Sistema Único de Saúde tem problemas e lembrou o esforço da saúde do município.

“Aqui estamos para debatermos sobre o SUS que é um assunto muito importante e que tem suas deficiências muito grandes na região e no país. Conseguimos ver um esforço muito grande das esquipes de saúde da nossa cidade e fazem com certeza o seus papéis”, falou.

A vereadora, Lanja Nobre, agradeceu a presença dos participantes.

“Estamos aqui com o propósito de avaliar a nossa saúde local e também propor políticas públicas para a saúde. Quero agradecer a presença de todos e que possamos juntos formular propostas realmente positivas”, falou.

Paulo Pinheiro, secretário de Administração e Finanças, contou o porquê da ausência do prefeito Dr. Corinto e destaca que por mais que tenha dificuldades na saúde, pode evoluir ainda mais.

Publicidade

“Quero começar essa fala agradecendo a Deus por nos conceder esse momento democrático que os municípios adotam. Dr. corinto não está aqui hoje por causa de uns eventos na capital Teresina que é o centro administrativo dos 224 municípios do Piauí e necessita da presença do prefeito. A Saúde é uma Secretaria como todas as outras que tem muita burocracia que as vezes impede até o desenvolvimento e muitas vezes atrasa, mas isso não nos impede de crescer. A saúde começa no primeiro passo e nós temos evoluído cada vez mais. Já fizemos muito e iremos trabalhar para fazer muito mais”, destacou.

Birica, secretário de Assistência Social, lembrou do investimento privado que está sendo empregado no município de uma Fundação Hospitalar.

“É de grande importância esse debate público que faz com a saúde e sem ela não existe vida. Deus tem iluminado essa gestão com uma grandeza, nós estamos recebendo uma empresa de Tocantins que está montando uma estrutura física que é uma Fundação Hospitalar. Vão investir mais de 2 milhões de reais. É mais uma riqueza que Marcolândia vai ganhar em termos de saúde. O projeto deles é regionalizar e desafogar Picos, onde o nosso município vai ser parceiro, outras cidades, o Estado também a federação. É uma coisa grande que foi mandada por Deus”, disse.

O prefeito, Dr. Corinto, gravou um vídeo e também deixou sua fala aos participantes.

“Tenho certeza da competência de toda equipe que faz a saúde de Marcolândia. Acreditamos em vocês e sei que vamos evoluir cada vez mais. Infelizmente não pude estar aí com vocês porque estou em uma reunião muito importante aqui na APPM junto com o TCE acerca de folhas de pagamento e transparência pública. Meus parabéns a todos pelo trabalho”, finalizou.

Na sequência, a conferencista, Conceição Portela ministrou sua palestra. Ela destacou que SUS veio para trazer integração na saúde e é um direito de todos.

“As conferências têm que ter uma vontade política, se o gestor maior não quisesse que tivesse uma conferência, nós não estaríamos aqui. Para falarmos dos eixos temáticos da conferência, temos que falar um pouco como era antes do SUS para que a gente se situe e possa ter esse entendimento. O SUS não é uma política fraca, não é um sistema falido, o SUS é uma política pública que veio para assegurar direitos, acesso e humanização e qualidade de vida”, frisou.

Ao término da palestra, aconteceu a divisão dos grupos pelos seguintes Eixos: I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II – O papel do controle social e dos movimentos socias para salvar vidas; III – Garantir os direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

As propostas dos trabalhos em grupo foram apresentadas e apreciadas, depois foram eleitos os delegados que participarão da Conferência Regional de Saúde, são eles: Douglas de Araújo, Irenilda Alves, Maria Elisfatima, Monica Rodrigue, Severiano Gomes e Iran Jacinto.

Ao fim, houve a avaliação do evento e os participantes receberam seus certificados.

Publicidade

Mais imagens:

Clique aqui e veja mais fotos!

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS