Connect with us

DESTAQUES

TRE cassa o mandato do prefeito de Dom Expedito Lopes por compra de votos

Publicado

em

Em votação unânime o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) cassou o mandato do prefeito de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa de Araújo, e da vice-prefeita Evanil Conrado de Moura Lopes. A Corte Eleitoral estadual entendeu que teria existido captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e abuso do poder político e econômico.

O relator do caso, desembargador Lucas Rosendo Máximo de Araújo, abriu o placar e o julgamento estava em 1 a 0 favorável à tese acusatória, antes de ser suspenso com pedido de vista do desembargador Aderson Antônio Brito Nogueira, convocado. A votação foi retomada nesta segunda-feira (6).

A acusação é de que o investigado, aproveitando-se de sua condição de prefeito e buscando a sua reeleição, utilizou de condutas ilegais para conseguir a vitória nas urnas em 2020, tendo comparecido na residência de Weliton Soares dos Anjos, na véspera das eleições municipais, e proposto a compra do voto dele e de sua esposa, Lucimar Lima Leal Soares, pelo valor de R$ 2.000,00, prática que se enquadraria no ilícito eleitoral de captação ilícita de sufrágio, e também, abuso de poder econômico. 

Ainda, que o prefeito Valmir Barbosa de Araújo teria praticado abuso de poder político ao oferecer a prestação de um serviço elétrico em favor de Weliton, por meio da administração pública, tendo utilizado expressamente as prerrogativas da Administração Pública para se beneficiar no pleito municipal, praticando abuso de poder político e econômico. 

Publicidade

Fonte: 180graus

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS