Connect with us

Alegrete do Piauí

ELEIÇÕES | Veja a lista de mesários nomeados para os municípios de Fronteiras, São Julião, Alegrete e Caldeirão

Publicado

em

O Cartório Eleitoral da 40ª Zona Eleitoral divulgou a relação dos mesários nomeados para atuar nas eleições municipais deste ano nos quatro municípios que integram a Zona – Fronteiras, São Julião, Alegrete do Piauí e Caldeirão Grande do Piauí.

O ato de nomeação aconteceu no dia 03 de agosto, em uma audiência pública presidida pelo juiz eleitoral, Dr. João Manoel de Moura Ayres. Conforme os editais de nomeação, ao todo foram nomeados 308 mesários, que serão comunicados individualmente.

Para cada mesa receptora de votos foram nomeados quatro membros, sendo o presidente, primeiro e segundo, e o secretário. A 40ª Zona Eleitoral tem 77 seções. Fronteiras, município sede, concentra a maioria, com 32 seções, seguido de São Julião, com 17, Caldeirão Grande do Piauí e Alegrete do Piauí, com 14 seções, cada.

A eleição acontecerá no dia 02 de outubro. O mesário que não comparecer ao local, em dia e hora determinados para a realização do pleito, sem justa causa apresentada até 30 dias após, está sujeito a pena de multa prevista na legislação eleitoral.

O mesário é figura indispensável para o processo eleitoral. São os membros da mesa receptora que vão organizar os trabalhos das seções eleitorais do início da votação, às 8h, até o encerramento, às 17h. Eles recebem o eleitor, colhem e conferem a assinatura no caderno de votação com os documentos apresentados e libera a urna para o voto.

Publicidade

O serviço prestado pelo mesário não gera remuneração, mas dá direito a auxílio-alimentação e a dois dias de folga no serviço público ou privado, para cada dia trabalhado. Também é considerado critério de desempate em concursos públicos, desde que previsto em edital.

Clique aqui e veja a lista de mesários nomeados!

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS