Connect with us

Araioses

Campeã de Jiu-jitsu de Araioses, Andressa Clarindo fala sobre trajetória no esporte

Publicado

em

A campeã de Jiu-jitsu, Andressa Clarindo de Souza é atualmente uma das grandes promessas do esporte em Araioses, Maranhão. Ela, que é uma das alunas do professor e faixa roxa Jiu-Jitsu, Tassio Rodrigues dos Santos, teve o primeiro contato com o esporte há cerca de 10 anos.

A atleta contou que conheceu o jiu-jitsu ainda no colégio, em 2012, mas que nessa época não foi algo tão aprofundado.“Eu conheci mesmo o Jiu-jitsu quando tinha 15 anos, tive um contato breve em uma aula de educação física na escola, mas foi breve, depois dali eu não tive mais contato”, lembrou.

De acordo com Andressa, o esporte só veio retornar a sua vida em meio a pandemia, quando acabou desenvolvendo ansiedade e o jiu-jitsu foi se tornando uma grande ajuda para lidar com esse momento.

“No final de 2019 para 2020, começou a pandemia, tive ansiedade e eu descontava tudo na comida, eu comia muito e nisso eu engordei bastante, aí eu vi que não podia continuar assim, entrei em contato com a pessoa que hoje é meu professor, Tassio Rodrigues e ele me ajudou”.

Andressa relata que inicialmente começou com um funcional de MMA, logo depois acabou se identificando mais com o jiu-jitsu. “Foi um processo, fiquei uns dois anos no funcional direto, ali tinha algumas aulas de jiu-jitsu, praticávamos algumas posições, eu gostei bastante e comecei mesmo em novembro de 2022, a equipe toda sempre me incentivou”, explicou.

Em abril deste ano, foi o primeiro campeonato oficial de Andressa, em Chapadinha, onde conseguiu o primeiro lugar. Neste mês de maio, a mesma participou do Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu em Fortaleza e também conquistou a medalha de ouro. Ela destacou o sentimento de alegria ao subir ao pódio.

“Primeira vitória foi um divisor de águas por eu não me sentir confiante, e ver todos da minha equipe torcendo por mim e acreditando, meu professor Tassio falando que sabia do meu potencial, quando ganhei, me senti muito feliz e orgulhosa de estar representando as meninas da nossa academia e de Araioses”, comentou.

Publicidade

Atualmente sendo faixa branca no esporte, a atleta relata que pretende continuar competindo e que tem como inspiração a esportista Gabrieli Pessanha.

Andressa pontua a importância de ter exemplos na cidade. Segundo ela faz muita diferença para que as crianças de Araioses possam se espelhar não só em atletas de fora, mas que ainda existe muito julgamento por ela ser mulher.

“Eu acredito que estou quebrando um tabu aqui em Araioses, de menina participar de esporte “masculino”. Ainda tem muito preconceito e meu desejo é incentivar outras meninas a entrarem também no esporte”, frisou.

Por fim, a esportista deixou um recado para aqueles que sonham em fazer parte do jiu-jitsu, mas que por algum motivo ainda não conseguiram. “Não fiquem com vergonha ou com receio de ir conhecer o esporte, porque as vezes pode ser por vergonha ou falta de condições, mas para quem tiver interesse de uma aula experimental gratuita estamos de portas abertas, queremos que mais meninas possam aprender a arte do jiu-jitsu”, finalizou.


Leia também:

Equipe de Araioses conquista 4 medalhas no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS