Connect with us

GERAL

CANAVIEIRA | STTR promove a 1ª Feira das Agricultoras e Agricultores Familiares

Publicado

em

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Canaveira do Piauí realizou no último domingo, dia 18 de junho, a 1ª Feira das Agricultoras e Agricultores Familiares do município.

Com uma vasta e atrativa programação, o evento teve como objetivo resgatar a realização da feira tradicional do município, bem como incentivar que agricultores comercializem seus produtos diretamente com o consumidor, com preços baixos e acessíveis para todos.

Canavieira do Piauí apresenta um forte potencial na agricultura familiar com a diversidade na produção de alimentos e artesanato. Dessa forma a feira contou com o apoio da secretária Rejane Tavares da Secretaria de Agricultura Familiar do Estado do Piauí (SAF).

A programação teve início às 08h com a organização das barracas. Às 08h30, o padre Erivan realizou a benção das barracas e expositores. Seguindo a programação, às 09h, iniciou as palestras. A abertura oficial da feira aconteceu às 10h. Houve o sorteio do bingo de um carneiro, que movimentou a feira no período da tarde. Por fim a banda musical formada por Maikin e Claudinha animou o evento.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Lilian Almeida da Silva, falou sobre a realização e importância da feira, além de agradecer a todos os diretores e diretoras, amigos, amigas, agricultoras, agricultores e colaboradores, que abraçaram o evento.

“Demos início no planejamento no ano passado. Agradeço de coração, a todos os agricultores familiares de Canavieira, a todos os patrocinadores e colaboradores, minha equipe de diretores e todos que participaram para esse evento acontecer”, agradeceu.

A vereadora Marisethe Amorim, grande incentivadora disse que a feira fica marcada como momento pioneiro. Ela citou como batalhadores e empolgadores os deputados Merlong Solano, Francisco Limma e Elisângela Moura, que fomentam com apoio e políticas públicas da agricultura familiar no Piauí.

“Fico muito feliz em ter esse espaço junto a eles. Vamos de muitas lutas e caminhadas. São 15 anos de lutas fazendo com que alcançássemos cada degrau dentro do governo do estado, dentro do governo federal, e municipal, em cada associação e sindicato, para que tenhamos vez e voz, chegar e ganhar credibilidade, dizer que temos potencial e força juntos para conseguirmos mais políticas públicas para cada agricultor desse nosso estado do Piauí e do Brasil”, destacou a vereadora.

A presidente, Zina, do Assentamento Riacho do Mato, situado no território do município de Jerumenha, prestigiou a feira em Canavieira. “O sindicato está de parabéns, os agricultores de Canavieira. Gostei da organização e os patrocinadores incentivaram. Precisa ter o incentivo para chegar aonde eles querem”, declarou.

Publicidade

No evento esteve presente, Durval Gomes, que é gerente de comercialização e representante da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar do Piauí.

“Viemos apoiar e incentivar a produção e comercialização dos produtos. É uma diversidade de produtos de qualidade pelos agricultores e agricultoras de Canavieira. Para nós é uma felicidade estarmos aqui. A secretaria e o governo do estado têm essa missão de fortalecer a agricultura familiar e que o produtor não precise deixar sua cidade para buscar emprego em outro lugar. Aqui tem grande potencial”, destacou parabenizando os agricultores.

A 1ª feira de Canavieira ainda contou com o apoio dos colaboradores: deputado estadual Limma; deputada estadual Elisângela Moura; deputado federal Merlong Solano; vereadora Marizethe Amorim; Laurentino Advocacia; José da Guia (coordenador do Polo da Fetag Regional de Floriano); vereador Herberson Rocha; ex-vereador Emilio Miranda; Almeida Construções; Zoim Moto Peças; I 5 Telecon; vice-prefeito Abdon Ramos; Farmácia do Gustavo; Comercial Cohab; presidente do Sindicato de Sebastião Leal, Cilene Sousa; Neide do Bar; prefeito Joan Rocha e Maria de Fátima que é presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União.

A 1ª Feira foi prestigiada por Lilian Almeida (presidente do STTR de Canavieira), Nivaldo da Silva (secretário Geral do STTR de Manoel Emídio), Maria de Lourdes (secretária da Terceira Idade do STTR de Manoel Emídio), Edeilson Batista (Conselho fiscal do STTR de Manoel Emídio),  Ereniza Duarte (secretária de Finanças do Sindicato de Canaveira), vereadora Marizethe Amorim, Zé da Guia (Polo Sindical de Floriano – FETAG), Abdon Ramos vice-prefeito de Canaveira), Heberson Rocha, vereador João Carlos (secretário de Agricultura de Canaveira), Luiz Junior Pereira (vice-presidente do STTR de Bertolínia), Zinha (presidente do Sindicato de Landri Sales), Plácido e João Paulo (advogado Teresina), Durval Gomes (gerente de comercialização da SAF), técnico Batista da SAAD -Emater PI, Zina de Jerumenha-PI (presidente do Assentamento Riacho do Mato)

Confira as imagens:

Fotos: Klaerton Matos

Facebook

MAIS ACESSADAS