Campo Grande do PI
Climatologista explica motivo de descargas elétricas; Francisco Santos, Campo Grande e Santo Inácio foram os últimos atingidos
Entre os meses de janeiro e maio do ano o período é marcado por chuvas, de inverno, na região Nordeste, precisamente no semiárido piauiense. A frequência de chuvas pode ser acompanhada por outros fenômenos da natureza como ventos, relâmpagos, trovões e raios.
Nos ultimos meses os municípios de Francisco Santos e Campo Grande do Piauí registraram quedas de raios que ocasionaram prejuízos em residências e até mesmo a morte de animais.
O climatologista, Werton Costa, explica que no período chuvoso, o índice de descargas elétricas são maiores do que em outras épocas do ano.
O calor e a umidade são dois componentes essenciais para o aparecimento das descargas. Esses dois elementos geram nuvens de chuva, onde a maioria são de desenvolvimento vertical, conhecidas como cumulus nimbus.
A cumulus nimbus é alimentada por uma corrente de ar úmido e quente que sobe – aquecido pela superfície – e pela corrente de ar frio e seco que sai do interior da nuvem: vem do alto para superfície.
“Nesse processo de subida de ar quente e úmido e descida de ar frio e seco, tem a formação das cargas elétricas. Então há a famosa descarga nuvem e solo que é o que o povo mais vê: o raio típico”.
Werton explica também que existem outras descargas dentro da nuvem que são chamadas de intranuvem, bem como de uma nuvem para outra que é a internuvem e tem ainda a da nuvem para o espaço.
“Essa concentração de descarga elétrica nessa época do ano está muito relacionada com a permanência do calor. Quanto mais quente tiver o ambiente no momento da aproximação de um temporal, maior a probabilidade de cargas elétricas”, conclui.
Quedas de raios na região de Picos
Na última segunda-feira, 13 de março, um raio atingiu uma residência situada na Fazenda Serra das Flores, na zona rural de Francisco Santos. Parte da instalação elétrica da casa ficou danificada. Próximo ao local quatro cabeças de gado morreram.
No mês de novembro, também em Francisco Santos, uma residência no Assentamento Boa Vista, na localidade Belmonte, zona rural, foi atingida por um raio.
Em Santo Inácio, no mês de janeiro, um raio caiu na torre da Primeira Igreja Batista. O templo estava repleto de pessoas.
Em dezembro, um raio caiu na vizinha cidade de Campo Grande do Piauí e danificou aparelhos, parede, rede elétrica da casa, além do susto causado nas pessoas.
Na comunidade Laginhas, zona rural do município de Agricolândia, microrregião do Médio Parnaíba, pelo menos 57 cabeças de gado morreram após queda do raio, em fevereiro.
CONTEÚDO RELACIONADO
Raio atinge casa e mata gado em Francisco Santos; veja vídeos
Raio atinge residência em Campo Grande do Piauí, assusta moradores e causa prejuízos
Raio cai e atinge torre de igreja evangélica lotada em Santo Inácio do Piauí
Raio atinge residência e árvore em Francisco Santos; vídeos e fotos
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Jovem morre após cair de torre no centro de Jaicós
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Pedestre que teve cabeça esmagada em Picos tinha 21 anos e era de Simões
-
GERAL5 dias atrás
Piauienses já podem regularizar dívidas de motos com 90% de desconto
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrás
Piauiense Bob Guerreiro se emociona ao ganhar uma Hilux
-
Picos5 dias atrás
Cachorro é flagrado ‘furtando’ tapete de estabelecimento comercial em Picos
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Preço da carne tem maior queda em 15 meses e picanha é a que mais barateou