Connect with us

GERAL

Justiça concede prisão domiciliar a servidor público suspeito de participação na morte de adolescentes no Piauí

Publicado

em

A Justiça concedeu a prisão domiciliar ao servidor público Francisco das Chagas Sousa, de 70 anos, suspeito de ter envolvimento na morte dos adolescentes Luian Ribeiro de Oliveira, de 16 anos, e Anael Natan Colins, de 17 anos. A decisão é do juiz

Os jovens foram encontrados mortos em 15 de novembro, na zona rural Leste de Teresina, após ficarem dois dias desaparecidos. Além de Francisco das Chagas, são suspeitos do crime o filho do servidor público, o advogado Guilherme de Carvalho, e o sobrinho, o empresário João Paulo Sousa. Guilherme e João Paulo estão presos desde o dia 8 de fevereiro. A Justiça acatou pelo pedido do Ministério Público do Piauí (MP-PI) e manteve os dois em prisão preventiva.

Segundo a defesa do idoso, foi protocolado um pedido de prisão domiciliar, mediante a apresentação de laudos médicos, porque o suspeito possui vários problemas de saúde. Francisco das Chagas é hipertenso e portador de arritmia ventricular. Ele já foi diagnosticado com uma artrose lombar, aumento da próstata e glaucoma.

Além disso, ele já removeu um de seus rins em decorrência de uma neoplasia maligna, razão pela qual faz uso de vários medicamentos de forma contínua, inclusive, necessitando de diagnóstico médico periódico, para acompanhamento de seu quadro de saúde.

A Justiça deu o parecer favorável ao pedido na terça-feira (27). O servidor público estava na Penitenciária Irmão Guido, mas agora já está em casa.

Publicidade

Segundo o delegado Luís Guilherme, o advogado Guilherme de Carvalho foi o autor dos dois tiros que mataram os adolescentes Luian Ribeiro Oliveira, de 16 anos, e Anael Natan Colins, de 17 anos.

A arma usada no crime seria do empresário João Paulo Carvalho. Em depoimento, ele disse que a arma foi jogada em um rio depois dos assassinatos. Nas casas dos suspeitos os policiais encontraram estojos e munições desta arma.

Ainda segundo o delegado Luís Guilherme, os suspeitos disseram em depoimento que, após terem sido dominados, os adolescentes fizeram ameaças à família, afirmando que retornariam à casa em busca de vingança. Essas ameaças teriam feito o empresário e o advogado decidirem matar os dois.

Já o servidor público, segundo a Polícia Civil, teria participado das agressões que os adolescentes sofreram antes de serem executados, ainda na casa onde foram dominados.

“O laudo do legista diz que eles foram mortos de joelhos, com um tiro na nuca, a arma praticamente encostada. Eles foram surpreendidos quando estavam entrando, ainda no muro para acessar a festa”, declarou o delegado Barêtta, coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Os três participaram do crime contra os jovens e devem responder pelos crimes de: duplo homicídio triplamente qualificado (emprego de meio cruel, tortura e impossibilidade de defesa das vítimas), cárcere privado, ocultação de cadáver e fraude processual.

Publicidade

O crime

Luian Ribeiro de Oliveira, de 16 anos, e Anael Natan Colins, de 17 anos, foram encontrados mortos em 15 de novembro, na zona rural Leste de Teresina, após ficarem dois dias desaparecidos. Os dois eram amigos de infância e moravam na região do bairro Planalto Uruguai, na Zona Leste da capital.

Em 12 de novembro de 2021, os dois estariam juntos e tinham a intenção de entrar numa festa que acontecia num sítio localizado na BR-343, no bairro Gurupi, na saída Leste de Teresina. Segundo o delegado Barêtta, os dois jovens invadiram o sítio do servidor público Francisco das Chagas Sousa, 70 anos, para entrar em uma festa que acontecia no terreno ao lado.

Após serem flagrados pelo proprietário, foram dominados por ele e pelo filho, o advogado Guilherme Carvalho. Eles chamaram então o sobrinho de Francisco, o empresário João Paulo Carvalho, 35 anos, para que ajudasse a levar os dois jovens de lá.

Depois disso, segundo a polícia, eles foram levados até o local onde foram mortos, no povoado Anajás, às margens da PI-112, Zona Rural Leste da capital, a 20 km de distância de onde foram pegos. A polícia não informou se eles foram torturados no local, mas foram encontrados com os braços quebrados.

Publicidade

Na caminhonete do empresário, segundo a polícia, foram encontradas marcas de sangue. Um exame ainda vai indicar a quem pertence o sangue.

Os adolescentes foram encontrados mortos em 15 de novembro, após ficarem dois dias desaparecidos.

Fonte: G1 PI

Facebook

MAIS ACESSADAS