Connect with us

GERAL

Lacen-PI define grupos prioritários que serão testados para doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Publicado

em

O Laboratório Central do Piauí (Lacen), em Teresina, definiu os grupos prioritários que serão testados para casos de arboviroses, doenças transmitidas pelo mosquito pelo Aedes aegypti. A medida foi adotada devido à escassez de insumos para a realização de testes no mercado.

Serão priorizados para os exames os seguintes grupos: pacientes hospitalizados com sintomas graves, gestantes ou óbitos supostamente causados pela doença.

A Secretaria de Saúde do Estado informou que o Lacen vai encaminhar um documento às unidades de saúde, onde são feitas as retiradas das amostradas, que estabelecerá as prioridades para análise das amostras coletadas.

a dos insumos utilizados nos exames, porém por causa da guerra na Ucrânia e crise sanitária na Ásia, esses materiais estão em falta no mercado.

“Assim mesmo que as secretarias estaduais realizassem as compras não teriam como adquirir tais insumos, pois há falta de fornecedores. Então foi solicitado aos Lacens que adotem critério para análise das amostras”, explicou.

Publicidade

A medida será mantida até a normalidade do fornecimento por parte do Ministério da Saúde. A previsão é que até a primeira quinzena do mês de maio enviará uma nova remessa dos insumos.

Aumento de casos e mortes
O Piauí registrou aumento de 610,3% de casos de dengue e 4.179,3% do número de pessoas com chikungunya este ano. O estado já teve cinco mortes pela dengue em 2022.

Os municípios que apresentam maior incidência dos casos de dengue no estado são: Simplício Mendes, Patos do Piauí, Novo Santo Antônio, São Pedro do Piauí e Santa Filomena.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS