Connect with us

GERAL

Furtos de cabos da fiação elétrica já deixaram 250 mil piauienses sem luz em 2024

Publicado

em

Transtornos causados pelo cometimento de um crime. É assim que se define a vida de quem fica sem o fornecimento regular de energia devido aos furtos de cabos da fiação elétrica. Esse é um problema que afeta não apenas a fiação da rede pública, mas também estabelecimentos privados.

Dados da Equatorial Piauí, concessionária dos serviços de distribuição de energia no Estado, mais de 250 mil usuários já ficaram sem luz no Piauí em 2024 em razão do furto de cabos da fiação. O número se refere ao período de janeiro a abril.

A situação é ainda mais preocupante no litoral, onde se concentram mais de 50% das ocorrências. Luís Correia e Parnaíba são considerados os municípios em situação crítica para o roubo e furto de cabos da fiação elétrica. Além dos prejuízos causados aos usuários, quem rouba fios elétricos coloca em risco a própria vida e a dos clientes.

“Os danos provocados por essa prática são os mais variados e quando falamos de segurança, as pessoas precisam entender que tocar em uma rede energizada pode custar a própria vida”, alerta Abraão Galeno, Executivo de Estudos Operacionais da Equatorial Piauí. Dentre os riscos ocasionados pelo furto de fios elétricos, ele cita ocorrência de curtos-circuitos, incêndios, oscilações de energia, falta de energia e perda de equipamentos elétricos.

A Equatorial Piauí faz um apelo para que, ao perceber um cabo no chão ou pendendo da fiação, a população acione a empresa para que seja feita a correção do problema e os riscos de acidentes sejam mitigados.

Publicidade

Quem presenciar o furto de cabos ou suspeitar de alguma atividade ilegal deve acionar a Polícia Militar pelo 190. A denúncia pode ser feita de forma anônima. Quando houver ocorrência de falta de energia provocada pelo roubo da fiação, a orientação é entrar em contato com a Equatorial Piauí pelos canais de atendimento através da central 0800 086 0800 ou via Whatsapp no número (86) 3228-8200.

CCJ da Senado provou projeto que aumenta penas para roubo e furto de cabos da fiação elétrica

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou em agosto de 2023 o projeto de lei que aumenta as penas para os crimes de furto, roubo e receptação de fios, cabos ou equipamentos usados no fornecimento de energia elétrica, telefonia ou transmissão de dados. O PL 4,997/2019 é de autoria do senador Lucas Barreto (PSD-AP) e prevê penas de três a oito anos para quem furta fios da rede elétrica, aumenta em um terço até metade a pena em caso de roubo e determina penas mais graves à receptação deste material.

“São crimes que não se restringem aos danos à empresa ou ao patrimônio público, mas atingem a coletividade que depende deste serviço. É um mercado ilegal. O roubo e furto só ocorrem porque tem mercado paralelo a isso”, pontuou o senador Cid Gomes (PDT-CE), relator do projeto.

Fonte: Portal O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS