Connect with us

GERAL

Pessoas com comorbidades podem tomar dose anual da vacina contra a Covid-19

Publicado

em

A partir de quinta-feira (29) a Fundação Municipal de Saúde (FMS), passa a administrar a dose anual de vacina contra a Covid-19 para as pessoas com comorbidades.

Este é o último grupo preconizado pelas novas regras do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde a ser contemplado em Teresina, e deve tomar novos reforços uma vez ao ano.

💉 COMO FAZER PARA TER ACESSO?

– Acesso à vacina: disponível em pontos de vacinação nas UBS e no Teresina Shopping.

– Horário de funcionamento: Teresina Shopping das 13h às 19h; UBS das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Publicidade

– Documentação necessária: cartão de vacina, CPF ou cartão do SUS e comprovação de comorbidades.

– Requisitos para vacinação: mínimo de duas doses e intervalo de seis meses entre as doses.

– Observação: Apresentar laudo médico comprovando as comorbidades.

QUEM MAIS TERÁ ACESSO?

Além deste grupo, serão contemplados pelo reforço os trabalhadores da saúde, idosos (60 anos e mais), pessoas imunossuprimidas, gestantes e puérperas, indígenas, pessoas com deficiência permanente, pessoas em situação de rua, pessoas privadas de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional. Para os idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas a recomendação é um reforço a cada seis meses. Já os demais grupos devem tomar uma dose anual.

Publicidade

👶 CRIANÇAS INCLUÍDAS NO CALENDÁRIO

A nova orientação do Ministério da Saúde diz ainda que a vacina contra a Covid-19 passa a integrar o calendário de rotina de todas as crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), que receberão três doses.

“Reforçamos que as crianças desta faixa etária que já receberam três doses da vacina são anteriormente consideradas imunizadas e não precisam se vacinar novamente”, explica Emanuelle Dias.

⚠️ PESSOAS ENTRE 5 E 59 ANOS

Já o grupo de pessoas entre 5 e 59 anos que não estão nos grupos prioritários, pela nova orientação do PNI, não tem mais a recomendação de tomar novas doses de reforço rotineiramente, sendo considerado imunizado com as duas doses do esquema primário.

Publicidade

Fonte: Meio Norte

Facebook

MAIS ACESSADAS