Connect with us

GERAL

Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus seguem hoje (16) para Parnaíba, litoral do Piauí

Publicado

em

Após 4 dias em Teresina, as Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus seguem na manhã desta terça-feira (16) para o município de Parnaíba, no litoral do Piauí.

Às 8h, no Carmelo de Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz, no bairro Angelim, zona Sul da capital, será realizada uma missa, seguida de carreata pelas ruas da cidade no carro do Corpo de Bombeiros.

Na Igreja Católica, as relíquias são partes dos corpos, objetos ou vestimentas dos santos e beatos. Nesse caso, as relíquias são um relicário que leva o fêmur e os ossos do pé de Santa Teresinha.

As relíquias vieram da França e fazem parte de uma peregrinação que está sendo realizada desde fevereiro deste ano, passando por mais de 70 cidades brasileiras em comemoração aos 150 anos do nascimento de Santa Teresinha, que foi comemorado em janeiro de 2023.

As Relíquias de Santa Teresinha já estiveram presentes no território da Arquidiocese de Teresina em 1998. Após 26 anos, as relíquias de primeiro grau retornam ao Brasil, dessa vez por meio de um pedido dos Frades Carmelitas Descalços do Brasil à Basílica de Santa Teresinha em Lisieux, na França.

Publicidade

Quem é Santa Teresinha?

Foto: Luiz Lopes Jr./CNBB

Marie Françoise Thérèse Martin nasceu no dia 2 de janeiro de 1873 em Alençon, na França. Teresinha, a santa das rosas, como é popularmente conhecida, é considerada uma das maiores referências religiosas dos tempos modernos. Ela viveu de maneira discreta, na simplicidade de uma comunidade monástica francesa, passando despercebida até o final do século XIX. Foi somente no início do século XX que ela despontou, evangelizando cristãos e até mesmo não cristãos através das Sagradas Escrituras e do seu testemunho de vida.

Durante sua vida, Santa Teresinha dedicou muitos escritos, poesias e orações ao Menino Jesus, seus primeiros anos da infância e sua natividade. Em 1894, ela pintou o quadro “O Sonho do Menino Jesus”, que mostra a figura do Menino Jesus brincando com flores que são oferecidas.

Jogar pétalas de rosas quando o Santíssimo Sacramento passava no ostensório, assim como jogar lindas flores no grande crucifixo que se localizava no jardim do Carmelo, estava entre as grandes alegrias de Santa Teresinha.

Ela teve seus últimos anos consumidos pela terrível tuberculose, que, no entanto, não venceu sua paciência com os desígnios do supremo. Morreu em 30 de setembro de 1897.

Publicidade

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face foi beatificada em 29 de abril de 1923 e canonizada em 17 de maio de 1925 pelo Papa Pio XI. Ela, que durante toda a sua vida teve um grande desejo de evangelizar e ofereceu sua vida à causa missionária, foi aclamada dois anos depois pelo mesmo pontífice como “padroeira especial de todos os missionários, homens e mulheres, e das missões existentes em todo o universo, tendo o mesmo título de São Francisco Xavier”.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS