Connect with us

Belém do Piauí

Abordando sobre competências socioemocionais e aprendizagem, Educação de Belém do Piauí realiza Encontro Pedagógico

Publicado

em

Belém do Piauí se prepara para o retorno dos alunos da Rede Pública Municipal de Educação às salas de aula. Marcando o início das atividades letivas de 2024, a Prefeitura de Belém do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta sexta-feira (02), o Encontro Pedagógico.

Abordando o tema “Competências Socioemocionais e aprendizagem: gerenciamento de emoções e construção de um ambiente escolar saudável”, o evento educacional visa, através palestras, oficinas e atividades extras, contribuir para a melhoria do processo ensino aprendizagem e implementação do trabalho dos professores durante o ano letivo.

A abertura do encontro foi realizada Escola Monte Sinai, reunindo profissionais de educação, além de autoridades municipais como o prefeito Ademar Carvalho, sua esposa Francisca Gomes, a secretária de Educação, Claudia Ribeiro, o presidente da Câmara, Bernardino Carvalho, a vereadora Cristiana Bento, que representou o vice-prefeito, Tico Bento, secretários municipais e membros do Conselho Municipal de Educação.

Em seu pronunciamento, a secretária de Educação, Claudia Ribeiro, agradeceu a todos pelo empenho em prol da educação municipal. “Agradecer a cada um de vocês, educadores, pela dedicação e empenho que têm apresentado ao processo educacional da nossa rede de ensino. As conquistas recebidas são direcionadas a vocês, que tem feito a diferença no dia a dia das nossas salas de aula. Aos conselheiros, pela colaboração frente às demandas, às equipes diretivas das escolas e da SEME. Agradecer ao gestor Ademar Carvalho, por confiar a minha pessoa a coordenação da educação belenense, e claro, por seu pronto atendimento às demandas educacionais”.

A gestora também desejou um encontro enriquecedor para os educadores. “Nesse encontro pedagógico de 2024 preparamos para vocês palestras e informações que abordam as várias partes do gerenciamento das emoções. Aqueles que tanto cuidam, zelam e acolhem nossas crianças, não podem ser negligenciados. Que nesses dias, possamos também nos inspirar, nos acolher. Desejo a todos um encontro proveitoso e prazeroso”.

O prefeito Ademar Carvalho, agradeceu aos profissionais da educação e disse que a gestão está a disposição e pediu o empenho dos educadores. “Não poderia deixar de falar e agradecer a todos vocês professores, pelo trabalho realizado com todo empenho, principalmente em 2023, que foi um ano de desafios. E dizer a vocês que a prefeitura, juntamente com a Secretaria de Educação e toda equipe, está a disposição para enfrentarmos esse novo ano letivo. Estamos começando os trabalhos e estamos preparados. Estou muito feliz com os resultados, pois é muito bom quando a gente investe e tem o retorno. Então, quero pedir a vocês que continuem se empenhando, pois temos que manter os bons resultados alcançados e crescer ainda mais. Assim como ano passado, nesse com certeza também colheremos bons frutos”.

Logo após a solenidade, teve início a palestra magna que marcou a abertura do evento. Com o tema “A influência da afetividade no processo ensino e aprendizagem”, a palestra foi ministrada pela mestra em ciências da educação, Maria Aparecida Moreira.

“A afetividade ajuda a transformar pessoas. Temos que entender isso, precisamos nos afetar, para depois poder afetar o outro positivamente, pois afetos negativos a gente muito vê, e temos que aprender a nos defender deles, que não fazem bem para nossa saúde mental. Esse foi o tema de Belém e foi um prazer estar aqui. Agradeço muito a confiança da secretária de Educação, em nome do prefeito Ademar, a Ana Célia. Foi um encontro maravilhoso, para iniciar o ano letivo com as emoções lá em cima e com saúde mental, principalmente” disse ela em entrevista.

A palestrante ainda destacou que o encontro foi muito positivo. “Temos que usar nossos afetos para melhorar a pessoa, dá potência para ela e mostrar que ela veio para mudar esse mundo. E eu buscava exatamente esse contágio que senti aqui, a energia deles é muito positiva, senti que eles tem um potencial enorme. Vim aqui pela primeira vez, e me encantei vendo o espaço, a escola que é linda, a cidade. Quero voltar mais vezes a Belém para contribuir de alguma forma e também me fortalecer, pegar essa energia positiva que vi aqui”.

Após a palestra foi servido um lanche e em seguida os professores se dividiram para participar das oficinas temáticas. Os professores da Educação Infantil, participaram da oficina “Infância e suas linguagens: construindo um ambientes escolar acolhedor”.

Respectivamente, os educadores do Ensino Fundamental I e II, participaram das oficinas : “Estratégias motivacionais na construção de uma aprendizagem significativa” e educação em tempo integral: sem amor e emoção não se faz educação”.

Programação

O Encontro Pedagógico tem continuidade na segunda-feira (05), contando com as palestras “A importância da resiliência no trabalho”; Boas Práticas e Educação Nutricional”; Paradigmas Comportamentais: Estratégias de comunicação e interação; Transporte Escolar: Responsabilidades e consequências jurídicas, e Planejamento Estratégico: Ferramenta de Resultados.

Na terça-feira (06), haverá o Planejamento Escolar bimestral, e na quarta, 7 de fevereiro, serão iniciadas as aulas do ano letivo de 2024, quando mais de 1.100 alunos retornarão às escolas.

Publicidade

Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS