Connect with us

Belém do Piauí

Belém do Piauí promove I Fórum Comunitário do Selo Unicef 2021-2024

Publicado

em

A Prefeitura de Belém do Piauí, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, realizou nesta quarta-feira (09), o I Fórum Comunitário do Selo Unicef.

O Fórum Comunitário do Selo Unicef 2021-2024, reuniu autoridades municipais, representantes das organizações governamentais e da sociedade civil para planejar as políticas públicas voltadas à garantia dos direitos das crianças e adolescentes que deverão ser consolidadas e ampliadas pelo município ao longo dos próximos anos.

O evento aconteceu no auditório do escola Monte Sinai e foi aberto pela presidente do CMDCA, Olisabel Silveira. “Estamos buscando a terceira certificação do Selo Unicef e, iniciamos essa caminhada de quatro anos, em que vamos, através da implantação e consolidação de políticas públicas, garantir os direitos a crianças e adolescentes. E esse é momento para avaliar e planejar novas ações em prol da qualidade de vida do nosso público infanto-juvenil,  para que assim, possamos conquistar mais uma vez o Selo Unicef”, explicou.

O prefeito de Belém, Ademar Carvalho, reforçou o compromisso da gestão em melhorar a qualidade de vida da população infanto-juvenil,  com ações que venham a fortalecer ainda mais as políticas públicas voltadas para proteção de crianças e adolescentes.

Após a abertura oficial, foram apresentados os articuladores e mobilizadores municipais que compõem a comissão Intersetorial de Articulação do Selo Unicef, bem como os integrantes do Núcleo de Cidadania do Adolescentes-NUCA.

A articuladora do Selo Unicef no munícipio, Bruna Ribeiro, apresentou aos participantes o diagnóstico atual do município de Belém do Piauí e a linha de base disponibilizada pelo Unicef.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_7178-1024x683.jpg

Os resultados sistêmicos referentes a Educação, Saúde e Social, foram explanados por profissionais das referidas pastas. Ainda durante o fórum também foi apresentado, o Plano de Participação Cidadã do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

Em seguida, os participantes se organizaram em grupos de trabalho e discutiram estratégias voltadas para o desenvolvimento infantil na primeira infância, educação de qualidade para todos, hábitos de higiene, acesso a água e saneamento assegurados na escola, oportunidades de trabalho e de formação profissional para adolescentes e jovens, desenvolvimento integral, saúde mental e bem-estar de crianças e adolescentes, prevenção às diversas formas de violência e proteção social para famílias vulneráveis.

Ao final, as propostas foram apresentadas na plenária. A partir dessas propostas elaboradas pelos grupos de trabalho, a comissão intersetorial de articulação para o Selo Unicef e o CMDCA irão organizar o Plano de Ação Municipal para reduzir as desigualdades, com metas consolidadas até o ano de 2024.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS