Connect with us

Belém do Piauí

Campanha “Belém Azul e Rosa” realiza mais de 100 ultrassonografias em prevenção aos cânceres de mama e próstata

Publicado

em

Por mais um ano, a campanha “Belém Azul e Rosa”, importante estratégia voltada à promoção da saúde e prevenção ao câncer, disponibilizou atendimentos gratuitos a homens e mulheres belenenses.

Promovida pela Prefeitura de Belém do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha foi desenvolvida durante os meses de outubro e novembro, beneficiando a população urbana e rural.

Nesta sexta-feira (24) e sábado (25), aconteceu a terceira etapa da campanha, onde o público-alvo foi recebido na Unidade Básica de Saúde Dalila Dulcinéia Dias, para a realização de ultrassonografias.

A Secretaria de Saúde trouxe ao município uma equipe da Clínica CDI, de Oeiras, coordenada pelo médico Júnior Canindé, para realizar os exames. No primeiro dia, pela manhã, as ultrassonografias foram direcionadas aos homens que realizaram o exame de PSA e apresentaram algum tipo de alteração.

O ultrassom da próstata, também chamado de ultrassom transretal, é um exame de imagem que tem como objetivo avaliar a saúde da próstata, permitindo identificar alterações ou lesões que possam estar presentes e que podem ser indicativos de infecção, inflamação ou câncer de próstata.

Biano José, de 63 anos, de idade, morador do povoado Caboclo, foi um dos contemplados na ação. Ele, que já participou da campanha também em edições anteriores, disse que a ação é importante.

“Acho muito bom eles realizarem essa campanha. Se não fosse essa ação a gente tinha que pagar pra fazer, então facilita muito pra gente. Eu fiz o exame de sague e hoje vim para a ultrassom. É fazer, esperar o resultado e esperar que não dê nada. Eu sempre me preocupo em cuidar da saúde. Agora mesmo estou com um exame pra receber e sempre que eles fazem essas ações eu participo e sou bem atendido” disse.

Às mulheres, foi disponibilizada a realização da ultrassonografia da mama, exame utilizado no rastreio e detecção precoce ao câncer de mama, que aumenta significativamente as chances de cura. Mais de 100 mulheres foram atendidas.

Em entrevista, o secretário de Saúde, Jucenildo Boeiro, o Nil, falou sobre os atendimentos. “Essa semana teve sequência a campanha “Belém Azul e Rosa”, que se iniciou desde o mês de outubro, no povoado Vista Bela. A gente fez o PSA de mais de 340 homens no último dia 10, e agora, depois da avaliação de todos os PSA pela médica, está sendo realizada a ultrassonografia de mais de 40 homens. A tarde e nesse sábado o dia todo, são atendidas as mulheres da sede e dos principais povoados”.

O gestor ainda destacou que a campanha preventiva tem tido resultados positivos ao longo dos anos. “Por mais um ano a gente tem feito essa campanha, onde o público alvo é formado por homens e mulheres de 45 anos acima. O prefeito Ademar sempre tem nos pedido para focar nessa temática, na prevenção aos cânceres de próstata e mama, e a gente tem sempre realizado ações ao longo de todos os anos. A campanha já vem sendo realizada há anos e graças a Deus tem dado certo. Temos atingido a meta, pois nosso objetivo é a prevenção. É uma satisfação estarmos cuidando da saúde, de vidas”.

A campanha “Belém Azul e Rosa”, é uma ação unificada com foco na promoção da saúde e prevenção aos cânceres de próstata, na população masculina, e de mama e colo de útero entre as mulheres.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS