Connect with us

Belém do Piauí

Prefeitura de Belém valoriza tradição cultural com festival de cultura no encerramento dos festejos do povoado Mundo Novo

Publicado

em

A Prefeitura de Belém do Piauí promoveu na noite deste sábado, 20 de janeiro, o 1º Festival de Cultura Tradicional. O evento valoriza a cultura e a tradição local, resgatando uma das mais importantes manifestações culturais da região, o Reisado.

O evento promovido, através da Secretaria Municipal de Cultura, aconteceu no povoado Mundo Novo, zona rural de Belém do Piauí, encerrando os festejos da comunidade, que celebrou seu santo padroeiro, São Sebastião.

A programação iniciou com a Missa Solene em honra a São Sebastião, celebrada pelo padre Marcos Roberto, que contou com participação de um expressivo número de fieis, além de autoridades municipais.

Logo após, a gestão do prefeito Ademar Carvalho, fez inauguração de uma academia de saúde e uma de praça no povoado Mundo Novo, denominada Paulo Antônio Leal. Foram investidos, com recursos próprios da Prefeitura 130 mil nas melhorias.

Destacando a importância da existência, manutenção e valorização da cultura popular do município, aconteceu a cerimonia de chegada dos Reis Magos e as apresentações dos reisados, que contou com a participação dos grupos Rei Boi Oriente de Massapê, Os Artistas do Orientes de Vila Nova e Os Brothers do Oriente de Belém do Piauí.

Na oportunidade, foi realizada um concurso para a escolha da rainha do reisado. Jaislane Araújo, foi a vencedora e recebeu a faixa e uma lembrancinha, das mãos do prefeito Ademar Carvalho e da primeira-dama, Francisca Gomes.

O prefeito Ademar Carvalho, expressou sua alegria pela oportunidade em promover eventos que enaltecem a cultura local, frisando a importância valorizar e manter todas as manifestações culturais de Belém.

O secretário de Cultura de Belém, Edson Ribeiro, destacou a importância de evidenciar a cultura local. “Nesse mundo atual que a gente vive voltado para tantos modismos, Belém se volta para si, buscando nas nossas raízes o que temos de melhor, se temos o reinado, porque não mostra-lo?. Então foi uma noite coroada de êxito, onde atingimos nosso objetivo que é dar vez e voz as todas vertentes culturais e musicais que existam, é por isso, que isso esse evento não se chama festival de reisado e sim Festival de Cultura Tradicional, pois além do reisado poderemos explorar outras manifestações culturais, o que importante é enaltecermos a cultura tradicional local, de onde viemos e para onde nós vamos”, afirmou.

O Festival encerrou encerrou com festa, animada pelo cantor Alvino Luz e Trio Regional com participação de Joãozinho dos Teclados e Xiau Show, que cantaram músicas tipicamente nordestina.

O evento foi bastante prestigiado. Dentre outros, estiveram presentes, o prefeito Ademar Carvalho e a primeira-dama Francisca Gomes, o vice-prefeito Francisco Reis (Tico) e a esposa, vereadora Cristiana Carvalho, o presidente da Câmara, Bernardino Carvalho, os vereadores, Elieudo Júnior, Epifânio Olegário, os secretários municipais Cláudia Ribeiro (de Educação), Luís de Sousa (de Agricultura), a ex-prefeita Débora Noronha, o chefe de Gabinete, o engenheiro elétrico Jônathas Noronha, o assessor jurídicos Francisco Antônio, o advogado Felipe Rocha, o ex-prefeito de Vila Nova Edilson Brito, dentre outros.

Fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS