Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Caldeirão Grande do Piauí celebra a festa de São José; ‘O maior festejo da nossa história’, diz devoto

Publicado

em

A comunidade católica de Caldeirão Grande do Piauí participou, na noite desta terça-feira, 19 de março, da celebração da missa solene da festa de São José, padroeiro da Área Pastoral.

A santa missa foi campal, em frente à igreja, presidida pelo padre Fernando Amando, vigário local, e reuniu um expressivo número de fiéis católicos de Caldeirão Grande e de outros municípios da região.

Após a missa, com velas nas mãos, os devotos saíram em procissão com a imagem do padroeiro pelas ruas da cidade, num gesto de fé e devoção a um dos santos mais populares do catolicismo.

A celebração encerrou com a benção do Santíssimo Sacramento e o arreamento da bandeira do padroeiro, que simboliza o término do festejo.

O festejo deste ano se destacou, dentre outros pontos, pela participação.

“Esse foi o maior festejo da nossa história. Durante as nove noites de novena e a solenidade, tivemos a maior participação de fiéis e devotos de São José. Foi uma alegria imensa.”, afirmou o vereador Marcondes Alencar, que é leigo da comunidade e integrou a equipe de liturgia na celebração.

Ele atribui o sucesso do festejo a presença de um padre. Esse é o segundo ano de festejo desde que o padre Fernando assumiu a Área Pastoral como vigário. “Sem dúvidas um padre morando na nossa cidade faz diferença. Nós temos um padre acolhedor, atento as coisas religiosas, um grande religioso que vai ao encontro dos fiéis, das famílias, das pessoas que precisam de espiritualidade e de uma palavra de conforto. Isso contribuiu diretamente para o engrandecimento da festa do nosso padroeiro.”, pontuou.

Joaquim José Ribeiro, participou das dez noites de celebração e da procissão. Aos 86 anos, disse já ter participado de muitos festejos, e que se surpreendeu com a participação da população este ano. “Foi muito bom e bonito, toda noite com muita gente. A chegada desse padre aqui foi uma bênção pra Caldeirão Grande. Ele é danado, anda o município todo, é um padre amigo do povo.”, disse.  

Ao final da celebração, o padre Fernando foi homenageado pela comunidade católica. Damiana Irene, leiga da igreja, representando toda a comunidade, leu uma mensagem de agradecimento e presenteou o sacerdote.

“Aceite a nossa gratidão e o reconhecimento da sua importância, zelo e dedicação com mais uma nossa festa de São José. Que o nosso glorioso padroeiro continue o abençoando; que o senhor possa ser recompensado com saúde, harmonia e alcance os seus objetivos. Muito obrigada, padre Fernando!”, disse.

Ao portal Cidades na Net, o padre Fernando relatou que a comunidade se preparava para os festejos desde o dia 06 de fevereiro, quando teve início a peregrinação na cidade e nas comunidades rurais, um tempo de evangelização e mobilização para o novenário, que iniciou no dia 10 de março, e foi coroado com a missa solene.

Publicidade

“Hoje foi a coroação, a plenitude desta festa que acontece há mais de um mês. Tudo o que nós planejamento, foi realizado em dobro, porque o povo de Caldeirão está de corpo e alma dedicado a esta festa.”, disse.  

Ao final, o sacerdote expressou sua felicidade e agradeceu. “O padre Fernando está esplendorosamente feliz no encerramento desta festa. Pra mim não tem outra palavra a não ser de gratidão a todos e a todas que participaram e contribuíram para a realização desta festa.”

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS