Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Padre Fernando é acolhido em Caldeirão Grande, recebe homenagens e doação de R$ 50 mil

Publicado

em

Um expressivo número de fiéis católicos participou, na noite desta quarta-feira, 28 de dezembro, em Caldeirão Grande do Piauí, de um momento histórico, a missa de acolhida do primeiro sacerdote que irá residir no município, o padre Fernando Amando de Sousa.

Logo no início da celebração, perante a comunidade religiosa, o padre Gregório Leal, coordenador do clero diocesano, fez a leitura da provisão canônica de nomeação do padre Fernando como vigário paroquial, documento assinado pelo bispo diocesano.  

Conforme prevê a disciplina da igreja católica, após nomeado, e antes de iniciar seus trabalhos como vigário na Área Pastoral de São José, em Caldeirão Grande, o padre Fernando fez publicamente a sua profissão de fé.

A missa foi campal, em frente à igreja de São José, presidida pelo bispo diocesano Dom Plínio José e concelebrada pelo padre Espedito Oliveira, pároco da Paróquia de Marcolândia, a qual Caldeirão Grande pertence, padre Gregório Leal, coordenador do clero diocesano, e outros 14 sacerdotes.

O final da celebração foi marcado por momentos de muita emoção, risos e lágrimas.

Damiana Irene, membra do Conselho Pastoral, em nome da comunidade católica de Caldeirão, leu uma mensagem de acolhida ao padre Fernando.

“Caldeirão Grande o recebe de braços abertos. Seja muito bem-vindo. És o primeiro padre a morar e conviver diretamente conosco. A partir de agora, entre nós, será membro de cada família, compartilhará conosco todos os sofrimentos e alegrias. Cuidará de nós como um pastor que conhece cada ovelha do seu rebanho. Que possa nos ensinar, perdoar, consolar e abençoar. Nós te abraçamos e te recebemos com amor. Sabemos que vai conquistar e ser conquistado por essa comunidade.”, disse.

Outras leigas também apresentaram mensagens de agradecimento ao padre Espedito Oliveira pelo trabalho realizado enquanto pároco, e ao bispo Dom Plínio, por enxergar e atender as necessidades da comunidade da Área Pastoral com a designação de um padre. Luís Alencar, membro do ECC, também prestou homenagem ao padre Fernando através de versos.

Um grupo de católicos da Paróquia Nossa Senhora dos Humildes, em Paulistana, onde o padre Fernando atuou nos últimos meses, também prestou sua homenagem ao sacerdote. Eles enalteceram o trabalho evangelizador realizado em Paulistana e destacaram, dentre outras virtudes do padre, a amizade, a humildade, a simplicidade e a bondade.

A Câmara Municipal de Caldeirão Grande do Piauí também prestou homenagem e deu as boas-vindas ao padre Fernando. Os vereadores entregaram uma Moção de Aplausos. O vereador Marcondes Alencar, propositor da honraria, afirmou que o padre Fernando, embora recém chegado, já merece reconhecimento e entra para a história do município por ser o primeiro padre residente em Caldeirão.

Outro ato chamou a atenção e foi calorosamente aplaudido pela comunidade foi a entrega da doação de uma campanha solidária realizada pelo ECC – Encontro de Casais com Cristo, com o objetivo de arrecadar recursos para a aquisição de um veículo para facilitar e contribuir com o trabalho do padre Fernando em Caldeirão.

A iniciativa dos casais foi bem recebida, e com o apoio dos prefeitos Filipe Gonçalves (de Caldeirão), Dr. Corinto Matos (de Marcolândia), Zé Ulisses (de Simões), Novinho (de Francisco Macedo), Miguel Rodrigues (de Itainópolis), Dr. Carlim (de Vera Mendes), Ademar Carvalho (de Belém) e Valdinar Silva (de Padre Marcos), foi arrecadado e doado um montante de R$ 50 mil reais.

O prefeito Filipe Gonçalves, anfitrião, manifestou a felicidade de participar da missa e poder dar as boas-vindas ao padre Fernando. “Vemos no senhor, padre Fernando, uma pessoa humilde, generosa, bondosa, que por onde passou deixou seu brilho. A prova disso é a presença de pessoas vieram de todos os lugares por onde o senhor passou. E nós, caldeirão-grandenses, estamos muito felizes com a sua vinda para a nossa cidade. Com toda certeza o senhor será feliz em nossa cidade e fará a gente muito feliz. Lhe damos as boas vindas e desejamos que a sua missão de evangelizar a nossa cidade e as comunidades seja feliz e de muito sucesso.”, disse.  

O padre Marcos Roberto, pároco da Paróquia Santo Antônio, em Padre Marcos e coordenador do Zonal VII, do qual Caldeirão Grande faz parte, também deu as boas-vindas ao sacerdote.

Ao final, o padre Fernando fez um longo e emocionante discurso em tom de gratidão. Sua fala foi, por algumas vezes, interrompida pelas lágrimas. Ele agradeceu por todo o apoio que tem recebido. “Eu jamais poderia deixar de agradecer aos inúmeros ciruneus que estiveram comigo nos últimos dias, a cada mensagem, cada abraço, cada mão estendida, cada visita que recebi. Eu tive a certeza que eram anjos que Deus mandava para encontrar comigo, anjos que falam, que tem sentimento, que sofreram comigo. Deus me deu o privilégio de ter os melhores amigos do mundo.”, disse.

Publicidade

O sacerdote fez menção a toda a sua trajetória, desde o seu estágio diaconal em Simões, a sua primeira Paróquia, em Padre Marcos, e as suas passagens pelas paróquias de Itainópolis e Paulistana, até sua chegada a Caldeirão Grande.

Recém chegado, padre Fernando agradeceu pela graça de poder morar em Caldeirão Grande do Piauí e pela forma com que foi recebido. “Como eu queria abraçar cada um, a cada uma, e dizer olhando nos olhos, muito obrigado. Nesse Natal, Deus usou vocês como usou o anjo Gabriel, para fazer grandes maravilhas na vida desse sacerdote. Eu cheguei nesse lugar na hora e no momento que eu mais precisava, e recebi e recebo toda hora, todo instante o que eu mais precisava: amor. […] Nada acontece por acaso e nem por coincidência, tudo estava nos planos de Deus.”, afirmou.  

Ao finalizar, o padre pediu ao povo que lhe permitisse fazer parte da vida das famílias de Caldeirão Grande.  “Estou aqui de corpo, alma e coração. Quero oferecer o melhor de mim para vocês. Não tenha medo de amar o padre de vocês.”, disse, citando nominalmente as 15 comunidades: Pau Ferro, Cachoeirinha, Caboclos, Serra dos Caboclos, Serra da Mata, Serra da Lagoinha, Serra da Batinga, Serra da Gitirana, Serra dos Pereiros (São João Batista e Nossa Senhora de Fátima), Pereiros, Caldeirãozinho, Curimatá, Braga e Sabonete.

Em entrevista, o bispo Dom Plínio falou que a chegada de um padre para residir em Caldeirão era algo esperado pela comunidade. “Era uma esperança do povo, algo que a gente já tinha até mesmo prometido. E Caldeirão Grande é uma comunidade que merece pela dedicação do povo, as iniciativas deles, que é uma comunidade viva. […] Acreditamos que, com a graça de Deus, o padre Fernando vai corresponder à nossa missão na igreja, que é cuidar, e essa comunidade vai crescer muito mais em participação e na missão.”, disse.  

O padre Espedito Oliveira, pároco da Paróquia São Cristóvão, a qual pertence a Área Pastoral de Caldeirão Grande, afirmou que, com a chegada do padre Fernando como vigário, os paroquianos serão ainda mais bem cuidados. “A chegada do padre Fernado vai somar, fazer com que a gente consiga realizar aquilo que tínhamos vontade de fazer, que é estar mais presente, evangelizar de forma mais próxima das pessoas, das famílias.”, disse.

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS