Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Prefeitura de Caldeirão Grande investe mais de R$ 1 milhão e contempla mil famílias com aração de terras

Publicado

em

Em uma iniciativa que visa apoiar o homem do campo e contribuir com o fortalecimento da produção agrícola no município de Caldeirão Grande do Piauí, o Governo Municipal tem beneficiado agricultores familiares com o serviço gratuito de aração e gradagem de terra.

A ação faz parte do Programa de Valorização e Icentivo a Agricultura Familiar, desenvolvido pela Prefeitura de Caldeirão Grande do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

O prefeito Felipe Gonçalves e o secretário municipal de Agricultura, Marcos Aurélio, visitaram algumas propriedades rurais e acompanharam o trabalho, que está sendo realizado com o emprego de 40 tratores.

Sebastião Neto foi um dos contemplados pelo programa. Ele agradeceu pela ação e disse que antes, precisava vender suas posses para conseguir o dinheiro para o preparo da terra.

“Era preciso vender os bichos que tinha pra poder arar as terras. Mas hoje, graças a Deus e ao prefeito, tá bom. De primeiro a gente não tinha essas terras arada de graça, agora é tudo de graça pela prefeitura. Aqui é 10 tarefas de terra, se fosse pagar era mil reais. A gente não teria condição. Porque o primeiro passo pra gente plantar é a terra arada e isso a prefeitura faz, graças a Deus. Plantei milho, um feijãozinho, agora depende só de Deus mandar uma chuva boa para nós”.

O senhor Chico Alencar, aos 78 anos de idade, ainda trabalha na roça. Ele planta em 15 tarefas de terra. Para ele, o serviço gratuito de aração de terra é um grande benefício. “É bom demais, uma benção, todo ano. Agradeço ao Vianney e agora ao prefeito Felipe. Se não fosse esse trabalho da prefeitura tava ruim demais, não dava certo não. Tinha que pagar 100 reais a hora, pra pobre é difícil, né?”.

O idoso ainda disse que agora aguarda boas chuvas. “Eu espero que o inverno seja bom, mas ninguém sabe, é com Deus, né? Quem sabe é Ele. A gente planta aventurando, pra ver se dá ou não. Tem “mudubim”, feijão, mandioca, tem tudo aí, falta só chover. E eu só tenho a dizer muito obrigado a Deus que manda a chuva e ao prefeito, que sempre ajuda, todo ano ele sempre tá na batalha”.

O secretário municipal de Agricultura, Marcos Aurélio, disse que o programa incentiva o agricultor e que cerca de mil produtores serão contemplados. “É um programa que visa incentivar e que influencia diretamente o produtor rural a produzir e gerar renda para sua família. Esse ano tem cerca de 40 tratores, trabalhando dia e noite. A ação estará beneficiando cerca de mil agricultores e ao todo, 13 mil tarefas de terra serão aradas. Em algumas propriedades a terra ainda está sendo preparada, mas em outras, já foi feita a plantação e os agricultores estão só esperando a chuva para colher. A expectativa é que os agricultores tenham uma boa colheita, uma boa produção”.

Publicidade

O prefeito Felipe destacou que o investimento para a aração das terras é de mais de 1 milhão de reais. “Esse programa visa de fato incentivar, valorizar e motivar o pequeno e médio agricultor do município nesse início, que é a preparação da terra para que possa iniciar a plantação, seja da cultura de milho, feijão ou mandioca. São cerca de 13 mil tarefas que serão tombadas no nosso município, um investimento de mais de 1 milhão e 800 mil reais”.

O gestor ainda falou que o programa contribui para incrementar a renda das famílias. “Sabemos que nosso município, em sua grande parte, é um município rural. E esse programa valoriza o agricultor e vai incrementar a fonte de renda desses agricultores beneficiados, durante o decorrer desse ano. A gente espera que as chuvas abençoem a nossa querida cidade e que esse plantio gere muitos frutos no futuro”.


Facebook

MAIS ACESSADAS