Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Prefeitura de Caldeirão Grande investe R$ 1,8 milhões em programa de aração de terras e contempla 1 mil agricultores

Publicado

em

A agricultura é um dos principais meios de subsistência da população no município de Caldeirão Grande do Piauí, situado na tríplice fronteira do Piauí, Pernambuco e Ceará.

Lá, a mandioca, o milho e o feijão são as principais culturas produzidas pelo homem do campo, que tem recebido um importante apoio do poder público.

Com o objetivo de fomentar o setor, anualmente, a Prefeitura de Caldeirão Grande do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, executa o ‘Programa de Valorização e Incentivo à Agricultura Familiar’, que prevê a aração e gradagem de terras produtivas.

Esse ano, segundo o prefeito Filipe Gonçalves, serão preparadas mais de 13 mil tarefas de terra. Para isso, a gestão investiu mais de 1,8 milhões de reais.

“Essa é uma importante ação, que incentiva o pequeno e médio agricultor do município a produzir, seja o milho, o feijão, a mandioca, dentre outras culturas. Cerca de 13 mil tarefas que serão preparadas, contemplando aí mais de 1 mil agricultores.”, informou.  

A gratuidade no preparo da terra não apenas facilita a vida do homem e da mulher do campo, mas, principalmente, reduz significativamente os custos da produção.

Sebastião José da Silva Neto foi um dos agricultores contemplados pelo programa. Ele plantou dez tarefas de terra e plantou milho e feijão. Segundo ele, sem o apoio da Prefeitura Municipal, teria que ter gasto cerca de um mil reais só na aração da propriedade.

Publicidade

“Tinha que vender os bichos que tinha pra aradar as terras. Vender pra pagar. Dava aí um mil reais. Mas graças a Deus e ao prefeito essa despesa a gente economiza. A Prefeitura já dá a terra toda arada. Agora depende só de Deus, de mandar chuva pra nós.”

Enquanto em algumas propriedades a plantação já nasceu, em outras, devido a irregularidade das chuvas, os tratores ainda estão trabalhando no preparo das terras, ou está sendo semeada.

O agricultor Chico Alencar é um dos agricultores que ainda está na fase de plantio das 15 tarefas de terra que foram preparadas com o apoio da Prefeitura Municipal.

Em entrevista, ele enfatizou o apoio dado pela Prefeitura Municipal para o agricultor. “Bom demais, uma bênção todo ano. Agradecer ao Vianney [ex-prefeito] e agora ao prefeito Filipe. Se não fosse eles estava ruim demais. Tinha que pagar 100 reais a hora [de trator]. ‘Pra’ pobre é difícil. O apurado, se desse inverno, ia todo embora.”, disse.  

Agricultor experiente, com 78 anos de idade, ele torce por um bom inverno. “Espero que seja bom. Vamos ver, né? A gente planta aventurando. Só quem sabe é Deus, mas a gente fica aqui torcendo pra chover bem e ter uma safra boa.”, pontuou.

Marcos Aurélio, secretário de Agricultura, afirmou que o programa é uma iniciativa importante, que influencia diretamente o produtor rural a produzir, que gera trabalho e renda para a população rural.

Segundo ele, a execução do programa exige um grande trabalho. “A gente começa com as inscrições dos agricultores, a contratação dos tratores, que esse ano são cerca de 40, trabalhando dia e noite, e no final é feita a medição de todas as áreas de terras que foram tombadas.”

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS