Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Secretaria de Saúde de Caldeirão Grande promove evento especial e homenageia servidoras

Publicado

em

Em alusão ao “Março das Mulheres”, a Equipe Multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde de Caldeirão Grande do Piauí, com apoio da Prefeitura Municipal, realizou nesta quarta-feira (20), um evento em homenagem às servidoras da saúde.

O evento foi realizado no Auditório Maria Santa de Alencar, contando com uma programação especial, com homenagens, dinâmicas, apresentações, brincadeiras, trocas e muita alegria.

Todos os anos, são promovidas homenagens no mês em que se comemora o Dia da Mulher. Neste ano, foi proporcionado um momento para as 75 mulheres que fazem parte da saúde do município. Segundo a coordenadora da equipe multiprofissional, Viviane Gonçalves, o intuito foi proporcionar às funcionárias da secretaria um momento de interação.

Na oportunidade, foram homenageadas pelo tempo de serviço e a dedicação ao trabalho, as funcionárias Everalda e Francisca Irene (Minininha), que fazem parte da secretaria desde 1993; e Simone, Renilda e Januária, que desde 1997 são técnicas de enfermagem do município.

Na abertura, o evento contou com a apresentação de Kellyanne Coutinho, da Assembleia de Deus de Marcolândia, com um momento de homenagem com uma música apresentada no saxofone.

Logo após, a programação seguiu com uma palestra ministrada pela Psicóloga Eribetânia Carvalho, que explicou que o momento teve como objetivo um olhar de “Dentro para fora”, de autoconhecimento, autocuidado e valorização de si.

Durante as atividades foram realizados três momentos dinâmicos, promovendo uma reflexão de forma lúdica e divertida. Houve a dinâmica do abraço e um desfile diferente, para exaltar as qualidade de cada mulher.

Em outra dinâmica, foi solicitada uma carta de cada mulher, que teria uma mensagem para o futuro, com desejos, sonhos e metas. As cartas serão entregues futuramente a cada uma, com objetivo de autovalorização do que estão fazendo por si.

A Psicóloga Eribetânia Carvalho, em entrevista, destacou a importância do momento de interação entre as profissionais. “O propósito foi juntar essas mulheres pra gente ter um momento lúdico, de risada, brincadeiras, em que a gente possa também se acolher e trocas. Tanto que fechamos as portas e ficou um momento mais pra gente, no intuito daquele olhar de dentro pra fora, que a gente pudesse ter uma intimidade, falar um pouco sobre nossos sentimentos e emoções e em relação nosso dia. Então, o objetivo é mais esse encontro de si, da gente se olhar, se potencializar e potencializar também as coisas boas. No encontro, além de termos esse momento nosso, de fala, de reflexão, trazemos esse olhar para potencializar as coisas boas que tem dentro de nós, que normalmente no dia a dia a gente não fala sobre”.

Ela também enalteceu o trabalho exercido pela equipe e agradeceu. “Todos os anos a gente busca fazer sempre um momento alusivo às mulheres, para abrir espaço para elas. Principalmente as profissionais da saúde, não que as outras não precisem, mas como a saúde está na linha de frente, é a porta de entrada, a gente decidiu fazer um momento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, mas que fosse uma acolhida para quem sempre acolhe. Caldeirão é uma cidade pequena, mas de muito afeto e uma potência muito grande, principalmente em relação às mulheres. Na saúde, 75% dos colaboradores são mulheres. E deixo minha gratidão a elas pela disponibilidade que têm de acolher o público. Os moradores sempre falam desse cuidado e acolhimento que recebem dos colaboradores da saúde. Me sinto feliz e honrada de fazer parte dessa equipe”.

Francisca Irene Soares, uma das primeiras funcionárias da secretaria de saúde de Caldeirão, destacou sua alegria pelo momento e pela função que exerce. “Para mim é um prazer muito grande participar desse momento. É uma profissão que gosto, trabalho com amor e dedicação. Temos todos o apoio da prefeitura, da Secretaria de Saúde, trabalhos sempre em equipe. Nos tornamos uma família. Sou funcionário do município desde o dia 6 de janeiro de 1987. Hoje ainda trabalho na saúde e quero permanecer por muito tempo”.

Publicidade

No evento também foi realizada a entrega de brindes para as mulheres.


Facebook

MAIS ACESSADAS