Connect with us

Campo Grande do PI

Campanha de conscientização e prevenção a gravidez na adolescência é realizada em Campo Grande do Piauí

Publicado

em

Uma ação intersetorial realizada pelas Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde de Campo Grande do Piauí, promoveu uma palestra de Conscientização e Prevenção a Gravidez na adolescência.

O evento teve como público alvo integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), de 12 a 18 anos de idade, e os adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

A ação aconteceu na noite da última terça-feira (27), no auditório do CRAS e contou com a participação de mais de 60 adolescentes.

O encontro iniciou com uma dinâmica de perguntas e sorte. Na oportunidade, foram destacados pontos como métodos contraceptivos, consequências de uma gestação na adolescência e as principais causas, sendo destacado: “a falta de informação; influência dos meios de comunicação; repetição de padrões de comportamentos; “curiosidade em experimentar”, não utilização dos métodos contraceptivos ou uso de forma incorreta, pensamentos erráticos (confiar na “sorte”).

A palestra ministrada pela Dra. Luiza Helena, Médica do PSF, com a participação da Enfermeira Luciana Sales, teve como objetivo compartilhar conhecimentos de medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência, ressaltando que uma das principais causas da gravidez na adolescência é a carência de informação sobre educação e saúde sexual e reprodutiva e que ações educativas são necessárias para prevenção e combate.

A enfermeira Luciana Sales, em suas considerações demonstrou os vários tipos de métodos contraceptivos, ressaltando as características e modo de uso de cada um.

Luciene Sousa, técnica social do CRAS, se pronunciou no encerramento do evento. “Tudo na vida tem fases, e tem coisas que são inerentes da fase adulta, outras da adolescência, outras da infância, gravidez é para a fase adulta, não vamos pular etapas, vivamos cada fase no seu tempo certo”.

A ação contou com a mobilização dos orientadores sociais dos três núcleos: Sede, Povoado Canela de Velho e Bairro São Geraldo, Mobilizadora do NUCA, e articulação do Selo Unicef do município.

Publicidade

Ao final dois adolescentes foram premiados com brindes oferecidos pela Secretaria de Assistência Social.

ASCOM | Por: Danielly Duarte

Facebook

MAIS ACESSADAS