Connect with us

Francisco Macêdo

Prefeitura de Francisco Macedo promove curso de educação ambiental para agentes de limpeza pública, servidores internos e da assistência social

Publicado

em

Nos dias 25 e 26 de janeiro, foi realizado o Curso de Limpeza Pública: Educação Ambiental como forma de conservação da natureza”. A ação foi executada pela Prefeitura Municipal de Francisco Macedo e Secretaria de Meio Ambiente do município para os servidores da limpeza pública.

A formação foi apresentada pelo secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Fernando Carvalho. Na ocasião ele agradeceu pela presença de todos os participantes e reforçou a importância de eventos voltados para educação ambiental onde destacou o papel de protagonista que os profissionais de limpeza têm para garantir a cidade limpa e organizada dando melhor qualidade de vida ao cidadãos.

Fernando destacou o empenho da gestão que trata a temática ambiental e colocou a estrutura de sua secretaria à disposição.

O curso foi ministrado por Thomas Pedro Sá e Silva, que é engenheiro agrônomo.

Durante a formação, o engenheiro abordou sobre o que é meio ambiente, gestão de resíduos através da Lei Nº 12.305 de 2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos de forma participativa. Ele fez um diagnóstico dos principais problemas ambientais do município e de como os participantes podem fazer parte da solução.

Os conteúdos abordados foram sobre reciclagem, importância da coleta seletiva, benefícios de coleta seletiva, gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, tempo de decomposição dos resíduos.

O curso teve carga horária de 20 horas e foi marcado pela participação do público com debates sempre procurando apresentar a visão dos participantes sobre a temática.

Publicidade

No mês de janeiro, no dias 19, foi trabalhado o curso Gestão e Meio Ambiente: compromisso de todos.

Direcionado aos servidores do corpo administrativo, o curso buscou apresentar aos profissionais que a pauta ambiental é uma questão que deve ser trabalhada em todo o âmbito do município, no setor público e privado, para promover a consciência ecológica.

Apresentado pelo secretário de Meio Ambiente, Fernando Carvalho, o curso foi ministrado pelo engenheiro agrônomo, Thomas Pedro Sá e Silva, que abordou a educação ambiental, legislações e normas ambientais, desenvolvimento sustentável, gestão pública e meio ambiente, entre outros.

Na ocasião houve a oportunidade para o público participante relatar suas maiores dificuldades nas pastas e posteriormente os meios de sanar as dificuldades.

O curso teve carga horária de 20 horas.

No dias 23 e 24 de janeiro, o tema trabalhado foi “Serviço Social e Meio Ambiente: Desafios e possibilidades” tendo como público-alvo os profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Publicidade

De acordo com a programação o curso foi apresentado pela secretária de Assistência Social, Ester Damares, que reforou a importância da temática ambiental no município colocando-se à disposição.

O curso foi ministrado pelo engenheiro Thomas Pedro Sá e Silva que fez a abordagem sobre o que é meio ambiente, relação entre o trabalho e o serviços sócioassistenciais e meio ambiente, papel do assistente social e o meio ambiente.

O ministrante da palestra seguiu a metodologia das formações anteriores e os conteúdos abordados foram: desenvolvimento sustentável, legislações e normas ambientais, assistente social e administração pública.

A formação teve carga horária de 20 horas.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS