Connect with us

Francisco Macêdo

Secretarias realizam palestra sobre gravidez na adolescência e ISTs em Francisco Macedo

Publicado

em

Nesta quarta-feira (29), a Prefeitura de Francisco Macedo, sob a administração do prefeito Adeílson Carvalho, o Novim, realizou juntamente com as Secretarias de Saúde e Assistência Social, e o apoio do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), uma roda de conversa educativa na Escola Estadual Maria Neusa de Sousa.

O evento teve como objetivo principal sensibilizar e informar os jovens sobre os riscos envolvidos na gravidez na adolescência e nas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), bem como apresentar estratégias eficazes de prevenção. E também faz parte da metodologia do Selo Unicef.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Imagem-do-WhatsApp-de-2023-11-30-as-10.01.26_40c08742-1024x768.jpg

O encontro aconteceu no pátio da escola. A palestra de orientação foi conduzida pela médica Dr.ª Andressa, que abordou questões fundamentais relacionadas à saúde sexual e reprodutiva. A mesma destacou os desafios e consequências associados à gravidez, proporcionando aos jovens uma compreensão mais aprofundada dessas temáticas.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Imagem-do-WhatsApp-de-2023-11-30-as-10.01.26_24d6e499-1024x768.jpg

Além da palestra, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de uma dinâmica interativa, que promoveu um ambiente descontraído e propício à troca de experiências e informações.

A secretária de Assistência Social, Ester Damares, destacou a importância da da palestra.

“Sabemos que a adolescência é uma fase de descobertas, de transformações físicas e emocionais, no entanto, é também uma fase em que muitos jovens se deparam com situações desafiadoras, como a gravidez precoce. Nossa missão, enquanto Secretaria de Assistência Social, é promover o bem-estar e a proteção dos nossos adolescentes. E a palestra sobre gravidez na adolescência é uma importante ferramenta para conscientizarmos os jovens sobre os riscos, as consequências e as responsabilidades que envolvem uma gravidez nesta fase da vida, foi um momento muito proveitoso e importante”, salientou.

Na ocasião estiveram presentes, a enfermeira Jamilly, as assistentes sociais Sara e Jessica, a mobilizadora do Nuca e coordenadora do Cras Maria Leonízia, e a equipe de agentes comunitárias de saúde (ACS).

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Imagem-do-WhatsApp-de-2023-11-30-as-10.01.25_f0123a24-1024x768.jpg

Gravidez na adolescência

O país tem uma das maiores taxas de gravidez precoce da América Latina, com cerca de 500 mil adolescentes entre 15 e 19 anos engravidando a cada ano.

Publicidade

Existem várias razões para esse alto índice de gravidez na adolescência no Brasil. Uma delas é a falta de educação sexual nas escolas. Muitos jovens não recebem informações adequadas sobre contracepção e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

O governo brasileiro tem implementado políticas e programas para tentar reduzir a taxa de gravidez na adolescência. Estes incluem a distribuição gratuita de contraceptivos nas escolas, a promoção da educação sexual e a oferta de suporte social e psicológico para as jovens mães.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS