Connect with us

Ipiranga do Piauí

Assistência Social de Ipiranga do Piauí promove III Sarau Cultural em alusão ao Dia da Consciência Negra

Publicado

em

A Prefeitura de Ipiranga do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o apoio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizou na noite desta quinta-feira, 23 de novembro, o III Sarau Cultural em alusão ao Dia da Consciência Negra, que é comemorado dia 20 de novembro em todo o país.

A data foi oficializada por uma lei de 2011 e tem como objetivo homenagear Zumbi, o líder do Quilombo de Palmares, que morreu nesse dia, em 1695.

O evento teve início com as boas vindas através do coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Roniel Alves, seguido pela composição da mesa de honra e mesa de jurados do desfile.

Logo após, os alunos Abmael Rian, Flávia Alessandra, Pedro Santos, Marcos Antônio, Rian Vitor e Ycaro Moura foram convidados para o recebimento simbólico dos uniformes, representando assim, todas as crianças e adolescentes atendidos pelos serviços socias.

Publicidade

O evento continuou com uma apresentação por meio do grupo de Abadá Capoeira do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), orientado pelo facilitador Stênio Henrique.

Também foram realizadas apresentações de percussão e do grupo de dança por pelas crianças e adolescentes do SCFV.

Para abrilhantar ainda mais o Sarau Cultural, foi realizado um desfile para eleger o Miss e Mister Beleza Negra do SCFV 2023, onde do grupo das meninas, Anna Virginia Pereira do Santos ficou em primeiro lugar e Andressa Marielly de Abreu Pereira ficou em segundo.

Do grupo masculino, João Victor da Silva Ramos ficou em primeiro lugar e Iude Francisco de Moura em segundo lugar.

“Estamos realizando esse Sarau com várias atividades dentro do munícipio e isso é importante porque é um momento que trabalha essa conscientização e que buscar esclarecer para as novas gerações a importância de se trabalhar a igualdade entre as pessoas, que a cor da pele não é parâmetro para definir capacidade. Todos nós devemos ter os mesmos direitos, as mesmas oportunidades e isso precisa ser trabalhado na sociedade como um todo. Estamos trabalhando essa temática por entender que precisamos acabar com esse preconceito. As políticas públicas têm que ter esse sentimento de trabalho para todos”, disse o prefeito.

A vice-prefeita, Iolanda Rêgo parabenizou os participantes do evento.

“Essa é uma data muito importante, pois a conscientização sobre a importância do Dia da Consciência Negra é essencial para promover a igualdade e combater o preconceito em nossa sociedade. Quero parabenizar todos os envolvidos, desde o coordenador Roniel Alves até os participantes, pela dedicação em tornar este Sarau um momento significativo para nossa cidade, e dizer juntamente com o prefeito Elvis Ramos que essa gestão vai se dedicar para que mais eventos como esses sejam realizados e mais pessoas digam não ao preconceito”, disse a vice-prefeita.

Em entrevista, o coordenador do SCFV, Roniel Alves falou sobre a participação das famílias. “Esse Sarau é de suma importância para as crianças e os adolescentes por se tratar de um tema essencial para a sociedade que é a consciência negra, isso só enriquece a nossa cultura negra. Fiquei muito feliz pela participação das famílias por estarem participando ativamente e acompanhando as apresentações das crianças e adolescentes, então, foi um momento gratificante para todos nós”, disse o coordenador.

Estiveram presentes, além dos já citados, os secretários de Cultura, João Olimpio, e de Esportes, Jofran; a coordenadora do CRAS, Cleudiana Santos; a coordenadora do CREAS, Maria Antônia; o coordenador do CCI, Augusto Neto; equipe do Criança Feliz; crianças, adolescentes e seus familiares, além da população em geral.

Fonte: Folha Atual

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS