Connect with us

Itainópolis

Escola da rede estadual de Itainópolis participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado

em

O Centro Educacional de Tempo Integral Álvaro Rodrigues de Araújo, da cidade de Itainópolis, participou da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Piauí, evento que está sendo promovido pela UFPI e diversas instituições.

A programação do evento teve início no dia 8 de novembro com a ação “Ciências na Praça”, que foi realizada na Praça Rio Branco, no Centro de Teresina, no horário das 9h às 17h. O evento tem o objetivo de expor à comunidade trabalhos científicos da UFPI, em especial, que tratem sobre a temática desenvolvimento sustentável.

A escola Ceti Álvaro Rodrigues, situada em Itainópolis, se destacou por ser a única escola da rede estadual de ensino com dois alunos e um professor apresentando junto a comunidade acadêmica um projeto expondo o que vem desenvolvendo no cotidiano da escola.

O professor Danilo Carvalho e os alunos Gustavo Sousa e Kaique Eloí, falaram sobre a COLEÇÃO DIDÁTICA: UM LABORATÓRIO PEDAGÓGICO COMO FACILITADORES PARA O ENSINO DE BIOLOGIA, onde apresentaram materiais didáticos confeccionados a baixo custo, como alternativa para o ensino de biologia. As ferramentas podem ser confeccionadas a partir de materiais como: isopor, E.V.A, bolinhas de gude, biscuit, massa de modelar e outros.

O professor Danilo Carvalho afirma que para adquirir conhecimentos qualificados, os alunos precisam ter acesso a uma fonte confiável de informações.” Neste caso, esses conteúdos devem servir de base para o processo de ensino e aprendizagem. Também é muito importante contar com ferramentas baseadas numa estratégia pedagógica principalmente para biologia, que às vezes não é possível ver ou ter contato com material real ou a olho nu. A escola pode assim garantir que estes recursos facilitem tanto o trabalho dos professores como o desenvolvimento integral dos alunos” disse.

O educador ainda explicou que os materiais didáticos têm uma abordagem que estimula o processo de aprendizagem de todos os públicos, desde as crianças e adolescentes. “Considerando a linguagem, os elementos visuais mais adequados, eficientes e instigantes para cada ciclo escolar – desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental, até o Ensino Médio, e a participação de eventos nesse nível traz um maior incentivo aos alunos e uma experiência única” destacou.

Sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Este ano, a SNCT aborda o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, que tem como objetivo disseminar as conquistas da ciência e tecnologia para a comunidade piauiense. A SNCT é um marco no calendário do estado, reunindo pesquisadores e instituições renomadas, destacando a importância fundamental das disciplinas científicas em impulsionar o crescimento sustentável e a inovação.

Publicidade

As atividades estão acontecendo em diferentes regiões do Piauí, abordando uma ampla gama de tópicos, desde a física e a química até a biologia e a matemática, demonstrando como essas disciplinas fundamentais contribuem para um futuro mais sustentável.

Estão entre os apoiadores do evento a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), O Instituto Federal do Piauí (IFPI) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Facebook

MAIS ACESSADAS