Connect with us

Itainópolis

ITAINÓPOLIS | Prefeito Miguel Rodrigues participa de mobilização em Teresina e busca solução para redução do FPM

Publicado

em

A mobilização municipalista “SEM FPM NÃO DÁ!” reuniu mais de 200 prefeitos do Piauí na manhã desta quarta-feira, 30 de agosto, em Teresina, em busca de soluções para as constantes queda das receitas dos municípios piauienses.

A manifestação foi organizada pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), e dentre os presentes, está o prefeito de Itainópolis, Miguel Rodrigues, que reivindica soluções para as constantes quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o atraso na liberação das emendas e a diminuição do ICMS.

Clique aqui e veja fotos da mobilização!

Em Teresina, o gestor municipal esteve acompanhado do assessor Dr. Moisés Junior, da presidente da Câmara Municipal, vereador Remédios, e dos vereadores Sandegy, Miquéias Oliveira e Erivan Osmundo, onde inicialmente, participaram de concentração em frente a Assembleia Legislativa do Piauí, e em seguida, seguiram para reunião com os deputados estaduais.

Recentemente, Miguel Rodrigues já havia cumprido agenda em Brasília, onde participou de reunião com a bancada federal e com prefeitos de todo o país para debater as dificuldades dos municípios.

Ao Cidades na Net, o prefeito Miguel Rodrigues ressaltou as principais preocupações do município de Itainópolis, e destacou que pela organização da gestão, o município vem se mantendo em dias.

Publicidade

“Estamos preocupados com os recursos destinados ao município de Itainópolis, temos grande preocupação com a saúde, que é prioridade, com a educação e com a folha de pagamento. Graças a Deus e a nossa organização, estamos fazendo o possível para que não cairmos em atraso, mas com essa preocupação, nos unimos a vários prefeitos do Piauí reivindicando melhorias nos repasses do FPM que sofre grandes reduções”, pontuou.

Miguel Rodrigues ainda pediu o apoio dos deputados na busca por soluções. “Pedimos aos nossos deputados que se unam conosco para que possamos fortalecer o municipalismo e que não venhamos a ter prejuízos maiores”, frisou.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios e prefeito de Caridade do Piauí, Toninho, comentou sobre a mobilização e ressaltou as principais preocupações da entidade municipal com relação as quedas de receitas dos municípios.

“É uma mobilização que foi encaminhada a todos os presidentes regionais do Nordeste, há uma sincronização nas ações e das pautas também, e hoje, mais de 200 prefeitos confirmaram participação na mobilização. Os gestores estão aflitos com as constantes quedas de transferências constitucionais para os municípios e isso é muito preocupante, pois ao mesmo tempo que nos preocupamos com a folha de pagamento, com os fornecedores temos que cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, onde não podemos ultrapassar o limite de 54%, mas quando se mantém uma mesma grade administrativa e cai o recurso, automaticamente, a folha irá subir o índice e isso prejudicará a administração municipal”, afirmou.

Após o momento municipalista, Toninho fez uma avaliação da mobilização e destacou que uma comissão de prefeitos estarão reunidos com o presidente Lula amanha, 31. “Essa mobilização é para mostrar para a sociedade, mostrar para o Governo, a situação delicada que os municípios estão passando. Aqui foi lida e apresentada uma carta dos prefeitos piauienses relatando todas as dificuldades para o presidente Lula e amanhã ele irá receber uma comissão de quatro prefeitos para que possamos mostrar as dificuldades que passamos e pedindo a ele um auxílio financeiro para que possa recompor as perdas desses meses com a queda da arrecadação, então é muito importante, pois um Brasil de inclusão se faz com todos os municípios fortes”, garantiu.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS