Connect with us

Itainópolis

Itainópolis realiza desfile cívico e destaca o Brasil de diversidades

Publicado

em

Em 7 de setembro de 1822, o Brasil proclamou sua independência de Portugal, encerrando séculos de domínio colonial. A Independência do Brasil é um marco histórico de extrema importância para o país.

A data foi lembrada e celebrada no município de Itainópolis, onde a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, promoveu um grande desfile cívico pelas ruas da cidade.

O encerramento aconteceu na Avenida Álvaro Rodrigues, onde autoridades como o prefeito Miguel Rodrigues, o vice-prefeito João Batista, a primeira-dama e secretária de Educação, Maria do Socorro, demais secretários, vereadores e centenas de pessoas se concentraram para assistir a passagem dos pelotões e as apresentações.

O objetivo do evento foi celebrar o dia da independência, uma data muito representativa e histórica para o país, pois simboliza o início da liberdade de uma pátria que clamava por independência e pôde finalmente alcançar essa vitória.

Com o tema “Brasil de diversidades”, o desfile em Itainópolis mostrou um país multiétnico, formado por uma vastidão de povos e culturas diferentes e enorme diversidade cultural. Destacou momentos importantes da história do Brasil e características únicas das cinco regiões do país.

O tema foi explanado pelas escolas das Redes Municipal e Estadual de Ensino e apresentado pelos pelotões. Além disso, cada escola contou um pouco da sua história e o seu papel no processo educacional.

Publicidade

A Creche Municipal Tia Lucinha fez a abertura do desfile, cumprindo com um dos objetivos, perpetuar para as novas gerações a importância do civismo. À frente, os porta bandeiras mirins – Maria Eduarda Oliveira Fernandes Vieira, Lyz Helena Lima Veloso Silva e Marcilene Helena Ferreira Silva.

A Escola Municipal Odete Ferreira Nunes, por exemplo, apresentou a região Sudeste, que é composta por quatro estados, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a região mais populosa, que tem a maior concentração populacional do território brasileiro, e que é, também, mais rica país, onde está situada a megalópe do Brasil: São Paulo.

Já a Escola Municipal Elias Bezerra levou ao desfile a região Nordeste, a primeira do Brasil a ser colonizada pelos portugueses, e que foi responsável pelo sustento do Brasil até o século XIX.

Um dos pelotões fez uma homenagem à Batalha do Jenipapo. Dois alunos levaram uma maquete do monumento construído no município de Campo Maior, no Piauí, um lugar que vai além da celebração da independência do Brasil pelos piauienses, mas que também faz um tributo aos bravos que lutaram nessa batalha.

Além das escolas, o desfile teve a participação das Secretarias Municipais de Assistência Social, Agricultura e Saúde, que apresentaram ao público os principais serviços ofertados. Um dos destaques foi a apresentação realizada pelos profissionais do SAMU, que encenaram uma situação de socorro a uma vítima de acidente.

Também participou do desfile os membros de APARI-PI, Associação de Proteção aos Animais de Rua de Itainópolis-Piauí.

Após o desfile, foi realizada uma festa na Praça da Juventude, com shows de Isaias Forrozeiro e Dyesmy Tecladista.

Durante o evento, a primeira-dama e atual secretária de educação, Maria do Socorro, falou sobre a importância da celebração e agradeceu a todos os envolvidos no desfile. Segundo ela, mais de mil pessoas desfilaram.

“Meu sentimento hoje é de gratidão por esse desfile brilhante que acabou de acontecer. É muito importante relembrar toda a trajetória para que hoje sejamos um país independente, e momentos como esse nos fazem aprender cada vez mais. Agradeço a todas as Secretarias e aos demais organizadores deste evento, sem a ajuda de cada um, isso não seria possível”, disse.

O prefeito Miguel Rodrigues, que é professor de carreira, também destacou a importância do evento cívico.

“Para nós, é muito gratificante estar celebrando hoje, junto com toda a comunidade escolar do nosso município, este desfile em alusão à independência do Brasil. Aqui contamos a história de todos os estados brasileiros, trazendo diretamente para Itainópolis a realidade do que acontece em todo o país. É muito importante resgatar essa história, e eu acredito que a cada ano este desfile vai crescer ainda mais, porque a população está participando e contribuindo para que isso aconteça.”, pontuou.


Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS