Connect with us

Jacobina do Piauí

Secretaria de Agricultura faz entrega de sementes e incentiva agricultores para o plantio em Jacobina do Piauí

Publicado

em

Numa iniciativa de incentivo ao desenvolvimento do pequeno agricultor rural e a agricultura familiar, a Secretaria Municipal de Agricultura de Jacobina do Piauí, fez a entrega de sementes de forma gratuita para os agricultores do município.

A ação realizada, no mês de janeiro, aconteceu por meio de parceria com a SAF-Secretaria de Agricultura Familiar do Estado do Piauí e a Secretaria de Assistência e Defesa Agropecuária do Estado (SADA).

Ao todo, foram distribuídos 600 kg de sementes, sendo 300 kg de milho e mais 300 kg de feijão, beneficiando 9 Associações de agricultores familiares, além de mais alguns agricultores individuais.

Foram contempladas as Associações Flor de mandacaru⁠, Baixio da Bela Vista, Assentamento Terra Prometida, Quilombola Maria, Quilombola Campo Alegre, Morro de Dentro, Riacho do Calu, ⁠Quilombola de Chapada e Volta do Cascudo.

O secretário de Agricultura, Edcácio Rodrigues, afirmou que a ação é realizada anualmente em parceria com o Estado. “O Município por meio da Secretaria de Agricultura distribui essas sementes aos agricultores, possibilitando-os garantir o plantio dessas culturas predominantes aqui, que é o milho e feijão. Esse ano, destacamos que conseguimos fazer essa entrega com um pouco de antecedência, garantindo a época das chuvas e a época ideal para o plantio”, explicou.

Mais ação

A Secretaria de Agricultura de Jacobina do Piauí, realizou também a entrega dos boletos do programa Garantia Safra aos agricultores. O município tem em torno de 900 agricultores classificados para a safra 2023/2024.

O objetivo do programa é garantir condições mínimas de sobrevivência a agricultores familiares sujeitos a perdas de safras, seja por estiagem ou por excesso hídrico. 

Publicidade

Em caso de perda da safra, o agricultor recebe um valor 1.200 reais. Para isso, o agricultor do município contribui com 2% do valor do benefício, enquanto o município disponibiliza 6%, já o estado 12% e a União, no mínimo, 40% por beneficiário que adere ao programa.

O secretário de Agricultura, Edcácio Rodrigues, explicou que a Secretaria sempre atua no cuidado com a regularização documental dos agricultores para que consigam se inscrever no programa, tanto quanto no próprio cadastro. “Avaliamos como de grande importância o programa para nossos agricultores, apesar de querermos muitas chuvas e grandes produções”, acrescenta.

Ele ainda afirmou que o município sempre atenta-se a sua parte de contribuição e está em dia quanto a safra 2022/2023, a qual aguarda a liberação.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS