Connect with us

Jaicós

Câmara de Jaicós homenageia sete personalidades com Título de Cidadania

Publicado

em

Integrando a programação do aniversário de 190 anos do município, a Câmara de Jaicós realizou na noite deste sábado (17), no plenário Deputado Humberto Reis da Silveira, uma sessão solene para a entrega de Títulos de Cidadania.

O Legislativo homenageou sete personalidades com a honraria, os agora Cidadãos Jaicoenses, Antônio Virgínio da Silva (Baiano), Deik de Barros Fernandes, Alan Gonçalves Sousa Viana, Marcos Antônio Bezerra Neto, Lúcio João Leal Barros, Francisco Altino Leite Neto e Maria Cristina de Sousa.

A Sessão Solene, presidida pelo vereador Ednaldo de Carvalho Santana, o Ednaldo da Farmácia, presidente da Mesa Diretora, foi bastante prestigiada, reunindo além dos homenageados, seus familiares e autoridades municipais. Entre os presentes, o prefeito Neném de Edite, o vice, Weslly Bispo, o prefeito de São José do Piauí, Admaelton Bezerra e o comandante da 3ª CIA de Jaicós, Tenente Tenório.

O Título de Cidadania é a mais importante honraria do município e é concedido àqueles que não nasceram em Jaicós, mas que de alguma maneira, em suas áreas de atuação, contribuem com o desenvolvimento do município.

Na Sessão, foi apresentado o histórico de vida de cada uma das personalidades, enfatizando a relação com o município de Jaicós. Após a entrega dos diplomas, os novos cidadãos jaicoenses se pronunciaram em tom de agradecimento.

A senhora Maria Cristina, homenageada através de proposição do vereador João Bosco Lima, o Bosquinho, disse que em Jaicós foi acolhida e falou com orgulho de suas origens.

“Gostaria de agradecer a todos que me deram a oportunidade de estar aqui. Se enganam vocês se acham que sou uma forasteira, porque cheguei aqui como mãe solo. Foi difícil, mas eu faria tudo de novo. Aqui fui acolhida. Depois me perguntaram de onde eu era, foi difícil explicar. Mas aí, eu me lembrei que sou bisneta de Raimundo do Peixe. Eu sou de Massapê, minha mãe nasceu e se criou lá, depois foi morar em Itainópolis. Eu voltei para esse lugar maravilhoso. Agradeço a Deus por ser de uma família maravilhosa, que me educou nos princípios das leis e da religiosidade”.

O empresário Deik Fernandes, que recebeu o título de um projeto de autoria do vereador Jessé Gonçalo e do ex-vereador, Márcio Crisanto, emocionado, dedicou o título à família e disse que lutará ainda mais por Jaicós.

“Quero dedicar esse título a minha família, meus amigos e a uma pessoa especial que infelizmente não está aqui hoje, e ele tinha muita vontade que eu recebesse esse título. Isso vai para ele. Esse título é daquele cara que saiu lá da feira e conseguiu chegar aqui, é daquele mais humilde. Se eu já brigava por Jaicós antes, agora vou brigar mais ainda. Voou ficar aqui sempre e dedicar minha vida a essa cidade, lutar para poder fazer a diferença mais ainda”.

O mais novo Cidadão Jaicoense, Alan Viana, homenageado pelo ex-vereador, Elias Pereira, enalteceu Jaicós e seu povo. “Quero agradecer a Deus por esse momento tão especial e honroso na minha vida. Minha história com Jaicós é antiga, desde criança acompanhava meu pai que trabalhava com pequeno comércio, iniciado com muita luta e dedicação. Sou diretor do Armazém do Povo, nossa primeira loja física foi em Jaicós, o começo de tudo. Essa cidade sempre nos deu muita sorte. Lugar de gente honesta, hospitaleira e principalmente, de gente que gosta de trabalhar. […] Quero agradecer a meu pai, Antônio Gonçalves, grande responsável por tudo. Agradecer ao meu amigo e irmão Elias Pereira, pela proposição do título e a todos os vereadores da legislatura na qual foi aprovado o projeto de forma unânime, e a todos os vereadores dessa legislatura, pela calorosa acolhida, assim como os funcionários dessa casa. Com esse título, reforço meu compromisso de sempre procurar fazer o meu melhor e colaborar para o engrandecimento do nosso município. Contem comigo. Para onde for levarei com muito orgulho o Título de Cidadão Jaicoense”.

O médico Marcos Bezerra, disse que os jaicoenses sempre podem contar com ele. “Quando cheguei aqui em Jaicós como médico substituto ainda, iniciei a identificação com a gestão, os funcionários, a população, a diretora do hospital na época, Oziana, o prefeito Neném de Edite, e comecei a me envolver cada vez mais com as pessoas dessa cidade. Meu intuito foi sempre dar o máximo de mim. […] Em Jaicós vocês sempre podem contar comigo. Sempre que encontro alguém de Jaicós na região de Picos ou em outra cidade, é o mesmo que encontrar um irmão, uma pessoa da minha família. Me coloco a disposição para sempre que precisarem. Contem comigo. Deixo aqui minha palavra amiga, minha gratidão eterna por todos os momentos que vivemos em Jaicós” disse o médico, que foi homenageado pela vereadora Mocinha.

A vereadora Sirlene Lopes foi a autora da proposição em homenagem ao professor Lúcio Barros, que disse que a honraria sela o amor que tem pela cidade. “Esse Título de Cidadania Jaicoense só vem a concretizar o amor que sinto por essa terra. Cheguei aqui em 96 para estudar, pois estava cansado de trabalhar na roça. Deus foi abrindo portas e graças a Ele consegui meu primeiro emprego aqui, depois fui passando em concursos. Eu poderia ter escolhido qualquer outra cidade para morar, trabalhar, mas eu já tinha laços em Jaicós, cidade que me acolheu. Não tenho como não gostar de uma terra dessa. Agradeço a Deus por essa oportunidade que Ele me deu e a toda população de Jaicós”.

O radialista Altino Neto, que teve o título proposto pela então vereadora, Rozalice Freitas, destacou seu amor por Jaicós. “Esse ‘papel’ nunca me inibiu de ser jaicoense de verdade. Escolhi Jaicós há 33 anos. Eu tenho raiva de quem fala mal de Jaicós. O lugar onde você mora, trabalha, se dedica, constrói família e amizades, é um lugar para ser respeitado. Agradeço a toda minha família, que é o que nos move a tentar estar de pé todos os dias para enfrentar as lutas. Sou cidadão jaicoense, amo essa terra de coração e quero permanecer aqui”.

Por proposição do vereador Ednaldo Santana, o popular “Baiano”, recebeu o título. Antônio Virgínio é natural de Casa Nova, Bahia, e chegou em Jaicós no ano de 1976. Casado há 48 anos com a senhora Ana Maria de Sousa com quem teve 05 filhos: Aguinaldo, Adriano, Alex, Isabel e Hélcio e 11 netos.

Vereadores, o ex-vereador Elias Pereira, o prefeito Neném de Edite e o vice, Weslly Bispo, também se pronunciaram, destacando a contribuição dos homenageados para o município, os laços de amizade e parabenizando-os. O prefeito de São José, Admaelton Bezerra, também fez uso da palavra.


Veja todas as fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS