Connect with us

Jaicós

Com tema “Vila do Galo”, Secretaria de Cultura prepara decoração especial para o São João de Jaicós; veja os bastidores e programação!

Publicado

em

Jaicós se prepara para realizar a 27ª edição de um dos eventos mais tradicionais do município, o São João do Galo. A grande festa junina será promovida pela Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria de Cultura, e com apoio do Deputado Estadual Georgiano Neto, no dia 15 de junho.

A secretária de Cultura, Alessandra Leal, disse que o retorno da festa é motivo de alegria. “Dia 15 será um dia de muita alegria para nosso município, pois depois de 2 anos de pandemia, todos nós estamos ansiosos para retomar nossas festividades. E quero agradecer aos nossos parceiros importantes, prefeito Neném de Edite e Deputado Georgiano Neto. Gratidão também à nossa equipe pelo trabalho, dedicação, união e todo esforço para que tudo saia da melhor maneira”.

Ela também destacou que o município tem trabalhado com dedicação para a realização do evento. “Apesar de não ser um evento tão grandioso quanto o esperado, está sendo tudo planejado com qualidade, cuidado e carinho para a nossa população. Além disso, o São João gera uma renda extra para todos os envolvidos desde a preparação, até o dia da realização do evento. Esperamos que o São João seja um sucesso e contamos com a participação de todos para prestigiar o que o município tem preparado”.

O São João deste ano trabalhará o formato temático denominado de “Vila do Galo”, no qual objetiva-se destacar o multiculturalismo. A ornamentação, que será feita com base no tema, promete surpreender e encantar o público.

Segundo o assessor de Cultura, Douglas Manoel, a “Vila do Galo”, vai contar com diversos espaços, entre eles a Igreja e a Casinha de Simpatia. O cenário propõe-se a lembrar uma mini “cidade cenográfica”, que é planejada visando retratar ambientes do cotidiano de forma realista ou lúdica.

Para preparar a decoração especial, uma equipe formada por 13 pessoas está trabalhando desde o final do mês de maio, na produção de todo o material que será utilizado.

Luminárias, bonecos, sanfona, e mais de 6.300 metros de banderolas, estão entre os itens que estão sendo preparados para a ornamentação, que contará tanto com peças restauradas pela secretaria, quanto com novos acessórios.

Com criatividade, mãos habilidosas, e principalmente, dedicação, a equipe está trabalhando em três turnos para preparar o cenário. Na noite desta quinta-feira (02), o portal Cidades Na Net registrou os bastidores do trabalho, que acontece na sede da secretaria.

Além da equipe da secretaria, trabalham nos preparativos para a festa, pessoas que foram contratadas pela Prefeitura Municipal para dar suporte para a confecção de todo o material.

Lara Roberta Paiva, uma das contratadas para atuar, já tem envolvimento com São João. Ela dançou quadrilha por alguns anos, e no trabalho para a secretaria, viu a oportunidade de seguir contribuindo para a cultura junina.

Publicidade

“Sou envolvida com São João há cerca de 12 anos. Dancei por 3 anos, parei, depois voltei a dançar no Arrocha o Nó, o que era meu sonho. Depois dancei 2 anos na Chamego Bom e infelizmente tive que parar porque meu pai adoeceu. Hoje aqui tenho a oportunidade de estar fazendo o que amo, eu adoro costurar, fazer arte, e amo esse clima, o tempo que mais gosto é do São João” disse.

Ela também falou que tudo está sendo feito com muito carinho.”Estou aqui primeiramente por amor, não só pela ajuda financeira. E o trabalha tem sido muito divertido, a gente até esquece da hora (risos), mas eu gosto de tudo isso. E aqui tudo tem sido feito com muito carinho e espero que todo mundo olhe e se admire, pois tudo foi bem planejado para tornar a festa de São João ainda mais especial”.

Katiana de Carvalho também integra a equipe. Ela está fazendo o vestido de noiva da boneca, e vai produzir também a roupa do noivo. Para ela, tem sido gratificante realizar o trabalho.

“É a primeira vez que estou trabalhando na produção para o São João e pra mim tem sido um sonho. Quando vi que estavam procurando alguém que costurasse, vim aqui, e fui muito bem recebida por essas duas jóias, que são Douglas e Alessandra. Me contrataram e estou aqui feliz da vida, porque é uma experiência nova, estou adorando. Aqui às vezes a gente sai mais cedo, em outras vai até de madrugada, esquece de comer, tomar água (riso), mas estou fazendo o que gosto. Aqui é bom demais, a equipe toda é maravilhosa, e é só alegria, apesar do cansaço”.

Programação do São João do Galo

O São João do Galo contará com apresentações de quadrilhas juninas, apresentações culturais e shows com a participação de seis atrações locais, além dos cantores Fafá Santana, Marcos Silva e Toca do Vale, atração principal da festa.

Conforme a programação confirmada pela Secretaria de Cultura, a noite junina inicia às 18:00h, com Romeuzinho Show, e na sequência se apresentam Ângela Mel, Ademir – O Operador, Zé Matias Forrozeiro e Chiquinho do Acordeon.

Publicidade

A partir das 20h:40, iniciam as apresentações culturais. A quadrilha Balanço Junino, de Araripina-Pernambuco, será a primeira a encantar o público. Logo após, haverá a participação das quadrilhas do Instituto Kairós e da Cooperativa Pequeno Polegar.

Em seguida, apresentações serão feitas pela CIA de Dança Icós. A última apresentação ficará por conta da quadrilha Chamego Bom, do município de Jaicós, que promete presentear sua cidade com um belo espetáculo junino.

Logo após, as demais atrações musicais sobem ao palco cultural. Fafá Santana (24 a 01 h), Marcos Silva – Forró Bandido (01 às 03h), e por fim, Toca do Vale (03 às 05:30).


Facebook

MAIS ACESSADAS