Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Projeto do CETI Anísio de Abreu desenvolve criatividade dos alunos através da produção em quadrinhos

Publicado

em

O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Anísio de Abreu, sediado no município de Jaicós, tem investido no desenvolvimento de projetos com os alunos, no intuito de contribuir para uma aprendizagem significativa e construtiva.

Entre as atividades deste ano letivo de 2022, foi desenvolvido o projeto “Parafraseando História”, envolvendo os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries. O projeto foi realizado por iniciativa da professora Ana Auxiliadora dos Santos.

A proposta do projeto foi a narração de histórias através da produção em quadrinhos, contribuindo para desenvolver a criatividade dos alunos e melhorar o pensamento crítico, promovendo o envolvimento por meio de novas formas de expressão.

A professora explicou que o projeto foi produzido com o objetivo de despertar nos alunos o interesse pela aula, desenvolver a criatividade dos mesmos, para tornar as aulas de história mais atratativas e os alunos se sentirem sujeitos da ação.

A educadora também destacou que o projeto contribui para uma formação mais construtiva.”Infelizmente ainda encontramos atividades de história pautadas no positivismo, dessa forma, precisamos quebrar esse paradigma, desenvolvendo posturas pedagógicas que agucem a criatividade do educando, construindo o saber de forma prazerosa. No projeto, os trabalhos foram produzidos com a minha orientação, mas o produto final foi resultado da capacidade e talento dos alunos”.

Caciel Lima, estudante do 1º ano, disse que seu grupo procurou fazer um trabalho bem aprofundado na história. “Foi muito divertido fazer esse trabalho em grupo. Levamos cerca de duas semanas para produzir, pois não queríamos algo muito simples, mas mais complexo, que se aprofundasse na história, principalmente da Mesopotâmia. Queríamos nos aprofundar, fazer uma história mais desenvolvida, que contasse melhor o que aconteceu naquela época”.

Ele ainda agradeceu à professora Ana pela realização do projeto. “Foi muito bom participar do projeto e ficamos muito satisfeitos com o resultado. Queria agradecer até a professora pela iniciativa de mandar a gente fazer um trabalho que mexe com esse tipo de desenvolvimento do aluno”.

O estudante do 2º ano, Airton Aragão, disse que o projeto permitiu que os alunos mostrassem suas habilidades. “Foi uma experiência muito incrível, tivemos a orientação da professora, mas ela nos deixou a vontade para produzirmos usando nossas habilidades na questão dos desenhos. Foi um aprendizado, conseguimos através de cada grupo mostrar a experiência de alguns alunos, e os que não sabiam desenhar também conseguiram produzir”.

O jovem ainda destacou que os projetos realizados são de suma importância para a escola. “Fico muito feliz porque nossos professores e diretores estão deixando os alunos ficarem a vontade para desenvolver projetos na escola, é algo muito gratificante. Tenho certeza que através desses pequenos projetos, vamos dar uma contribuição brilhante para nossa escola, e se Deus quiser, vamos conseguir fazer mais ações importantes para esta unidade”.

A equipe da estudante Laysla Carvalho, que cursa o 3º ano, formada por Taissa, Yan, Érica, Luiza e Jason, abordou em quadrinhos, sobre o regime militar, produzindo a maior parte do trabalho com foco nas ilustrações.

Publicidade

Laysla disse que o intuito foi facilitar a compreensão através do uso dos desenhos. “A experiência para mim foi inovadora, porque eu nunca tinha desenhado, não sou boa nisso, mas o fato da gente ter feito a história em quadrinhos sobre o regime militar, foi algo interessante porque a gente representou toda a história de um forma simples, e de fácil compreensão para as pessoas. A gente fez a história colocando mais ilustrações do que falas, para que as pessoas pudessem observar, porque às vezes observar é melhor do que a própria leitura. O resultado ficou muito legal e interessante, bem ilustrativo”.

Filipe Barbosa, do 1º ano, e seu grupo, composto por Andressa, Aysla, Gustavo e Lucas, produziram um trabalho em história em quadrinhos abordando sobre o Egito e Mesopotâmia.

Para Filipe, a produção foi uma oportunidade de desenvolver novas habilidades. “Foi uma experiência nova, desenvolvi uma parte de minha pessoa que não sabia que eu tinha, que era desenhar. Acabei estudando alguns vídeos, fatos, e aprendi a desenhar praticamente de um dia para o outro e consegui desenvolver um trabalho agradável para mim e meus colegas. Foi algo simples, mas direto e bem representado”.

Outros projetos

O CETI Anísio de Abreu, também conta com o Grêmio Estudantil, que foi criado recentemente, por iniciativa dos próprios alunos. A organização é composta pelos alunos Airton Coelho (Presidente); Rafael Coutinho (vice-presidente); Érica Ferreira (secretária geral); Filipe Barbosa (Assessoria de imprensa); Maria Luiza (Porta-voz); Andressa Oliveira (Ouvidoria); e Davi Feitosa (Conselheiro).

Airton Coelho disse que o objetivo é realizar projetos e contribuir com a escola.”Fui escolhido pela turma como representante da classe, e em todas as turmas teve um representante eleito democraticamente. Nosso objetivo com o Grêmio Estudantil é tentar desenvolver projetos para a escola, ajudar a direção, fazer organizações na sala, dando ideias de várias coisas para os nosso alunos. Espero que com a ajuda dos nossos professores, diretor, possamos avançar nesse projeto e trazer várias coisas importantes para nossa escola”.

A unidade de ensino possui em seu plano de trabalho escolar, várias propostas de projetos a serem desenvolvidos, voltados às quatro áreas do conhecimento (Ciências Humanas e sociais aplicadas; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias).


Facebook

MAIS ACESSADAS