Connect with us

Jaicós

Educação de Jaicós se destaca e duas escolas são premiadas no Prêmio Alfa-10

Publicado

em

A Educação do município de Jaicós se destacou a nível estadual na 3ª edição do Prêmio Alfa-10, criado para homenagear as escolas públicas estaduais e municipais piauienses que tiveram os melhores resultados de alfabetização no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi), aferido por meio da submissão de alunos do 2º ano do ensino fundamental.

Nesta edição, 78 escolas do Piauí foram premiadas. O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 16, pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Entre as escolas premiadas, está a Escola Municipal Damásio Eugênio de Sousa, situada no povoado Esquisito, que conquistou o 8º lugar no ranking estadual. Com 23 alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental, a escola registrou um índice de 10% no IDEPI-Alfa, além de 76% de alunos avançados na rede.

Outra unidade de ensino que se destacou foi a Escola Municipal Padre David Ângelo Leal, da sede do município, que registra 27 alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental, a escola obteve 9,07% no IDEPI-Alfa, e 76% de alunos avançados na rede.

Da 9ª Gerência Regional (9ªGRE), de Picos, 7 escolas foram premiadas. Além do município de Jaicós (2), estão no ranking Monsenhor Hipólito (3), Campo Grande do Piauí (1) e Santa Cruz (1).

Publicidade

Alfa-10

O Prêmio ALFA-10 é um incentivo financeiro destinado às escolas públicas (escolas premiadas) estaduais e municipais de todo território piauiense que tenham obtido, no ano anterior à sua concessão, os melhores resultados de alfabetização, expressos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí para a Alfabetização (Idepi-Alfa) do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi). Anualmente, 150 escolas podem ser premiadas, contanto que cumpriam alguns pré-requisitos .

As normativas do prêmio estabelecem que as escolas premiadas devem desenvolver ações de cooperação técnico-pedagógica. Além disso, elas devem ter no mínimo 20 alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental regular, com média no IDEPI-Alfa entre 8,5 e 10. A participação de pelo menos 90% dos alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental no processo de avaliação do SAEPI é essencial. Por fim, o Estado ou Município deve ter no mínimo 20% dos alunos avaliados no nível avançado da escala de alfabetização do SAEPI.

Facebook

MAIS ACESSADAS