Connect with us

Jaicós

Festejo de Jaicós terá segurança reforçada; comandante fala sobre ações e orienta população

Publicado

em

Setembro é um do meses mais movimentados na cidade de Jaicós. Neste mês, a Terra do Galo, como é mais conhecido o centenário município, celebra a tradicional festa da padroeira, e também sedia vários outros eventos festivos e culturais.

Nesse período, em especial entre os dias 15 e 24 de setembro, a cidade recebe um grande número de visitantes vindos da região e também de outros estados, além dos jaicoenses que moram em outros locais e retornam à terra natal para participar das festividades.

Com a movimentação que é registrada na cidade, anualmente a Polícia Militar intensifica o trabalho voltado à segurança e reforça a presença policial pelas ruas da cidade e principalmente nos locais de maior concentração de público.

Nesta quarta-feira (13), o comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar de Jaicós, Tenente Tenório, concedeu entrevista ao portal Cidades Na Net, abordou sobre o planejamento para atuação durante as festividades e alertou a população para os cuidados necessários.

“Setembro é um mês muito característico de festa, algo que já está na cultura do município de Jaicós, e a Polícia Militar está atenta a isso, e às demandas. Nesse período aumenta o fluxo tanto das pessoas que são daqui, mas moram fora, como das pessoas de fora que vem pra cá. E consequentemente também aumenta a incidência de crimes, dentre os quais furtos, roubos e outros ilícitos penais, então a Polícia Militar está fazendo o reforço no policiamento” disse ele.

Publicidade

Segundo destacou o comandante, uma das estratégias adotadas será a intensificação das barreiras policiais e abordagens a veículos. “Nosso objetivo é tentar coibir ações ilícitas e garantir um festejo que possa ocorrer na maior tranquilidade para todo o povo de Jaicós. Estamos fazendo nossa programação de reforço policial para esses dias de maior intensidade e maior fluxo de pessoas. Começamos a reforçar o policiamento desde hoje, mas vai ser intensificado a partir do dia 16, findando no dia 24, que é o último dia do festejo”.

Um dos grandes eventos programados para este mês, é o tradicional Festival de Cerveja, que acontece no próximo domingo (17). Para o dia do evento, o Tenente Tenório informou que o policiamento será intensificado no local, sendo feito também um trabalho voltado à prevenção de acidentes.

“Em relação ao festival de cerveja, muito tradicional aqui na cidade, é uma festa que a gente precisa ter o maior cuidado, porque como tem bebida grátis para as pessoas, a incidência de acidente de trânsito fica maior. Então, desde já, deixamos ciente a população que, se vai consumir bebida alcoólica, coloque uma pessoa para ser o motorista, para não ter essa dor de cabeça. Pois a polícia vai abordar, vai intensificar o policiamento nessa área, principalmente nessas situações relacionadas a ingestão de bebida alcoólica. Isso para garantir às pessoas o direito de ir para sua festividade e voltar para casa em segurança”.

O comandante também orientou a população sobre os cuidados visando evitar a ocorrência de furtos. “Em relação aos furtos, terão algumas equipes de policiamento fazendo patrulhas na cidade e as outras no entorno da festa, para garantir também a segurança nesses eventos. Relacionado a furtos de celulares, é muito importante a população de Jaicós e região ficar ciente a ter cuidado com seus bens. Infelizmente vem muitas quadrilhas especializadas nesse tipo de evento, para só efetuar furtos e ir embora. Então as pessoas, principalmente a mulher, que costuma colocar o celular no bolso de trás, precisa de cuidado. Não ande em aglomeração com o celular no bolso de trás. Também pessoas que deixam a chave da moto na ignição, não façam isso. A obrigação da PM é garantir a segurança, mas também tem o dever da população de ter esses cuidados”.

Diante da ocorrência de algum crime, o tenente instruiu que a vítima deve imediatamente comunicar a polícia. “Se porventura venha a ocorrer algum ilícito, o que a pessoa tem que fazer é de forma imediata entrar em contato com a Polícia Militar, que vai estar de prontidão 24 horas por dia, os 7 dias da semana, e principalmente nesse período de festejo, pra gente tentar sanar e conseguir reaver o bem que foi furtado. Então se faz necessário primeiramente as pessoas terem um pouco mais de cuidado com seus bens, para dificultar a ação desses delinquentes, e se porventura venha a acontecer o crime, que entre em contato de forma mais rápida possível com a polícia pra gente garantir a efetividade na recuperação do bem furtado”.

O comandante reforçou o número de contato com a PM local, que é (89) 9 94582184, e a garantia do sigilo para o denunciante. “É salutar informar à população, que qualquer denuncia feita nesse contato, o sigilo está garantido. A Polícia Militar trabalha com o sigilo, não revelamos quem informa a gente de situações que venham a ocasionar ilícitos penais. Esse telefone funciona 24 horas por dia, principalmente durante o festejo, e qualquer situação que venha ocorrer, entre em contato de imediato pra gente passar para as guarnições que estão nas ruas, para elas tomarem as providências cabíveis”.

Por fim, o tenente desejou um bom festejo e frisou que a PM estará a serviço da sociedade. “Desejar uma boa festividade a todos. Que todo mundo tenha consciência que curtir uma festa, não é direito de lesionar o direito alheio. Nosso direito acaba quando o do outro se inicia, então, vamos ter essa consciência. E desejar um bom festejo pra todo mundo, que Deus abençoe. E reforçar que a Polícia Militar está aqui para garantir que seja um festejo na maior tranquilidade possível” concluiu.

Publicidade

Leia também: Festejo da padroeira de Jaicós inicia na sexta (15) e contará com show do Ministério Adoratha

Facebook

MAIS ACESSADAS