Connect with us

Jaicós

Formação prepara professores da Educação Infantil de Jaicós para segundo semestre letivo

Publicado

em

A Rede Municipal de Educação de Jaicós, está se preparando para iniciar o segundo semestre letivo de 2022. Como parte das atividades para a retomada das aulas, a Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação de Educação Infantil, está realizando nesta terça-feira (26), a formação pedagógica com os professores.

O encontro, planejado e executado pela coordenadora de ensino da Educação Infantil, Maria Aparecida de Carvalho, e pela formadora do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), Eliene Helena de Sousa, conta com a participação dos professores das creches e pré-escolas do município.

A formação pedagógica está trabalhando a temática “Cantigas de Roda”, como parte do projeto em desenvolvimento nas escolas. Na programação, está sendo feita a construção de sequências didáticas para o desenvolvimento dos trabalhos nos meses de agosto e setembro.

Com o intuito de dinamizar as atividades dos professores em sala de aula, foi confeccionada uma banda de música feita de material de sucata, levando diversas sugestões de como trabalhar as cantigas de roda de forma lúdica.

A coordenadora Maria Aparecida, destacou a importância do cronograma de atividades preparado para os educadores. “Como forma de sistematizar o ensino e apoiar os professores em sala de aula, entregamos o cronograma de atividades que contemplam as Habilidades e Objetos do Conhecimento, que devem ser desenvolvidos no percurso do ensino aprendizagem, conforme propõe a BNCC. Isso facilitará o preparo do professor e fortalecerá o processo de aprendizagem de nossas crianças”.

Ainda no encontro, foi distribuído o material didático complementar do PPAIC, conhecido como MDC, que é um livro de orientações pedagógicas para os professores da Educação Infantil.

“O MDC entregue hoje trata-se de um conjunto de orientações voltadas à prática pedagógica específica do professor da Educação Infantil. Sua distribuição é de responsabilidade do PPAIC, que vem complementar as ações educativas no município, sendo fruto do regime de parceria formada entre Estado e município. Espero que nosso professores façam bom proveito desse material, pois foi construído pensando exatamente na superação de desafios que a educação piauiense apresenta, sendo uma fonte de conhecimento para as boas práticas no processo de ensino e aprendizagem em nossas escolas infantis” explicou a formadora Eliene Helena.

Volta às aulas

As atividades do segundo semestre da Rede Municipal de Educação iniciam na terça-feira, 2 de agosto, quando os mais de 3 mil alunos do município retornarão às salas de aula.

Na segunda (01), será realizado o Encontro Pedagógico com os professores de Ensino Fundamental, que acontecerá durante todo o dia, na Escola Municipal Líria Maria da Cruz Alencar.


Veja todas as fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS