Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Câmara vai convocar prefeita e secretários para prestarem esclarecimentos

Publicado

em

[ad#336×280]A Câmara Municipal de Jaicós aprovou, em sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira (03), um requerimento de autoria conjunta de sete dos onze vereadores do município, convocando gestores municipais para prestarem esclarecimento ao Legislativo e à população.

O requerimento lista assuntos que serão abordados: salário dos servidores e das empresas contratadas atrasadas; marcação de exames insuficientes para a demanda da população, falta de medicamentos na Policlínica Municipal; a problemática da Casa de Apoio e do transporte de doentes para Teresina; corte de energia nas repartições públicas municipais; vários poços tubulares sem funcionar; limpeza pública; obras paradas; e cemitério em péssimo estado de conservação.

Além da prefeita Waldelina Crisanto, chefe do Executivo Municipal, o requerimento é direcionado, também, aos secretários municipais de de Saúde, Assistência Social, Administração, Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente.

Segundo o documento, é grande a reclamação e o clamor dos jaicoenses ao ponto de até a imprensa escrita, falada, televisiva e redes sociais comentarem sobre os desmandos e abandonos que acontecem no município.

Em discussão, o requerimento provocou um longo debate entre as bancadas. Os vereadores da base aliada ao governo municipal alegaram que não terem sido convidados a participarem de uma reunião ocorrida na Câmara, onde foram discutidos os problemas que afligem o município e a elaboração do requerimento.

Publicidade

O vereador Elias Pereira (PRB), líder da prefeita na Câmara, lamentou por não ter participado da reunião. “O que me entristece e me causa estranheza é que aqui em tem um líder da prefeita na Casa que nunca negou nenhum esclarecimento, porém, vossas excelências não querem ouvi-la”, disse. Segundo ele, muitas das informações apresentadas como problema no município não são verdadeiras e poderiam ser esclarecidas por ele na reunião.

Para o vereador Benedito Alencar (PMDB), a reunião, sem o convite e a participação dos vereadores da base aliada ao governo municipal, revela interesses políticos no requerimento, e não em comum da Câmara, com os interesses e necessidades da população. “Foi demonstrado o cunho político. Se está pensando que é interesse do povo, acredito que nenhum vereador vai ser contra a população”, pontuou.

Para o vereador Mávio Silveira (PTB), essa será uma oportunidade de se esclarecerem os fatos. “Essa convocação é para que alguns assuntos sejam esclarecidos (…) Precisamos do debate, frente a frente, que sejam mostrados, por exemplo, o problema da energia elétrica, saber quando foi iniciado esse débito, se foi na gestão anterior, ou há vinte anos atrás; saber de quando são os débitos da previdência; se os cortes de energia são por conta de atraso de parcelamento ou em virtude de contas da atual gestão que estão em atraso. É disso que precisamos, de um debate entre vereadores e secretários, para que as dúvidas sejam tiradas. Este não é um convite de cortesia, é uma convocação prevista na lei orgânica do município e no regimento interno. É importante que eles deem as respostas e informações que as pessoas precisam saber”, pontuou o oposicionista, um dos autores do requerimento.

O requerimento foi colocado em votação e aprovado por maioria, com apenas um voto contrário, do vereador Elias Pereira. A mesa diretora da Casa deverá, agora, proceder a convocação aos gestores listados no requerimento.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS