Connect with us

Belém do Piauí

Jaicós, Padre Marcos, Belém, Marcolândia e Caridade estão entre as 32 cidades do Piauí no Mapa do Turismo Brasileiro 2022; veja lista

Publicado

em

O Ministério do Turismo divulgou o novo Mapa do Turismo Brasileiro, onde estão reunidos os principais municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento do estado. O Piauí está incluso com seis regiões e 32 cidades. Ao todo, 2542 municípios brasileiros foram incluídos no Mapa do Turismo 2022.

O mapa tem por objetivo nortear políticas públicas para as regiões, identificando suas necessidades a fim de destinar recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura, por exemplo. No Piauí, os municípios incluídos no mapa estão distribuídos em seis grandes polos turísticos. São eles:

  • Polo Aventura e Mistério: Buriti dos Montes, Cocal, Castelo do Piauí, Juazeiro do Piauí, Pedro II e Piripiri;
  • Polo Costa do Delta: Bom Princípio, Cajueiro da Praia, Luís Correia, Parnaíba e Ilha Grande;
  • Polo Costa das Nascentes: Bom Jesus, Cristino Castro e Ribeiro Gonçalves;
  • Polo das Origens: São João do Piauí e São Raimundo Nonato;
  • Polo Histórico e Cultural: Acauã, Amarante, Belém do Piauí, Caridade do Piauí, Jaicós, Francinópolis, Marcolândia, Oeiras, Padre Marcos, Pimenteiras, Regeneração e Valença;
  • Polo Teresina: Água Branca, Beneditinos, Teresina e José de Freitas;

Veja aqui o Mapa do Turismo 2022

De acordo com o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, os municípios que fazem parte do Mapa do Turismo são beneficiados diretamente com ações e recursos para ampliar o desenvolvimento da atividade turística local. “Para isso, os gestores municipais precisam assumir o compromisso de priorizar o setor, que é de fundamental importância na economia do nosso país, gerando emprego e renda para milhares de famílias em todo o país”, afirma.

Cadastro 

Para se cadastrar, os municípios precisam atender aos critérios estabelecidos na Portaria 41/2021. Entre eles estão possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Também é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. Este credenciamento certifica ao turista que o serviço é regularizado e confiável.

Publicidade

Além disso, o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Por fim, devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê.

Neste ano, foi adicionado na plataforma um novo campo para preenchimento obrigatório denominado “Atividade Turística”. O objetivo é obter uma base de dados sobre a atividade turística dos municípios, que contribuirá para melhor definição e desenvolvimento das políticas públicas.

Após o preenchimento das informações, os estados, por meio de seus órgãos oficiais de turismo, têm 30 dias para homologar os cadastros no sistema do Mapa e enviar para aprovação do Ministério do Turismo, que tem 15 dias para realizar a aprovação e incluí-lo no Mapa. Após a inclusão, este cadastramento tem validade de um ano.

Fonte: Portal o Dia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS