Jaicós
Escolas de Jaicós concorrerão a prêmio nacional do MPT; projeto é apresentado aos professores

O município de Jaicós está entre os dez no estado do Piauí, que foram selecionados pelo Ministério Público do Trabalho, para integrar o projeto MPT nas Escolas, na edição de 2022. Na cidade, mais de 300 alunos participarão das ações do projeto.
O MPT na Escola, é a culminância do Programa Resgate à Infância, com uma premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos das escolas participantes após atividades, em sala de aula, sobre o combate ao trabalho infantil.

O objetivo do projeto, que é realizado pelo MPT em nível nacional, é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção ao trabalho infantil.
A preparação para o desenvolvimento do projeto nas escolas do município de Jaicós, teve início na segunda semana de março, quando aconteceram a apresentação online do projeto para os coordenadores das escolas, e oficina de capacitação nacional dos profissionais de educação, por meio de live no you tube.

Já nesta quarta-feira (30), foi realizado o evento de apresentação do prêmio aos professores das turmas de 4º e 5º ano, nas quais o projeto será desenvolvido. O evento aconteceu na Escola Municipal Líria Maria da Cruz Alencar.

Além dos educadores, estiverem presentes também no evento, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Jaissa Freitas, as conselheiras tutelares, Leonice de Sousa e Ilma de Carvalho, e a Assistente Social, Josie Cristine.
A apresentação foi conduzida pelas coordenadoras do projeto no município, Vanda Reis e Rosângela Santana, contando também com a contribuição do psicopedagogo Adaljerry Ferreira.

Ao Cidades na Net, a coordenadora Rosângela Santana, explicou que as atividades do projeto, em sala de aula, iniciam no dia 1º de abril, e serão alinhadas ao Projeto Ler e Aprender, que já é desenvolvido nas escolas municipais, nas turmas de Ensino Fundamental.

Ela destacou que através do projeto os professores, serão multiplicadores do tema. “O objetivo do Prêmio MPT é levar a temática do trabalho infantil para a sociedade por intermédio da comunidade escolar. Dessa forma, os profissionais da educação serão multiplicadores do tema, bem como contribuirão para conscientização e prevenção e a erradicação do trabalho infantil”.
A coordenadora Vanda Reis, destacou suas expectativas com relação à abordagem do tema. “Apesar de complexo, é um tema bastante relevante, pois contribui para a prevenção e combate ao trabalho infantil, algo bem persistente no nosso município. Além disso, o projeto vem despertar o senso crítico com relação à temática, e também desenvolver competências e habilidades no currículo escolar”.

As atividades em sala serão desenvolvidas com a abordagem da temática com os alunos e produções sobre o trabalho infantil, através de poesia, música, conto e desenho.
Finalizadas as produções, os professores farão a seleção dos melhores trabalhos, e uma comissão local definirá as produções que mais se destacaram em cada categoria, e que serão enviadas para a etapa estadual. A seleção municipal ocorre no dia 10 de junho, e as inscrições na etapa estadual poderão ser feitas até 1º de agosto.

O resultado da etapa estadual será divulgado no dia 26 de agosto. Após, uma comissão julgadora decidirá quais foram os melhores trabalhos em cada categoria e inscreverá o primeiro colocado de cada uma delas na última etapa, a Nacional.
Integrando a programação do projeto, o município de Jaicós também realizará nos dias 4 e 5 de abril, palestras nas escolas, ministradas pela Assistente Social, Josie Cristine, o psicopedagogo Adaljerry Ferreira, e o Conselho Tutelar.
Veja mais fotos:
-
Curral Novo do Piauí2 semanas atrás
Acidente com van deixa sete mortos; vítimas eram de Simões e Curral Novo
-
Jaicós1 dia atrás
Dicionário da língua de sinais de Várzea Queimada será lançado na terça (05) em Jaicós
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Cirurgião-dentista de Vila Nova morre aos 34 anos e causa grande comoção na região
-
Monsenhor Hipólito2 semanas atrás
Jovem de Monsenhor Hipólito, aluno de Física no IFPI de Picos, tem artigo publicado na Educação Pública do Rio de Janeiro
-
DESTAQUES1 semana atrás
Natural de Santa Cruz do Piauí, Dr. Iváltero Batista é aprovado em concursos para Procurador Federal e Procurador da Fazenda Nacional
-
Bocaina5 dias atrás
Adolescente da zona rural de Bocaina adapta bicicleta com motor e dois tipos de combustíveis