Connect with us

Jaicós

Escolas de Jaicós concorrerão a prêmio nacional do MPT; projeto é apresentado aos professores

Publicado

em

O município de Jaicós está entre os dez no estado do Piauí, que foram selecionados pelo Ministério Público do Trabalho, para integrar o projeto MPT nas Escolas, na edição de 2022. Na cidade, mais de 300 alunos participarão das ações do projeto.

O MPT na Escola, é a culminância do Programa Resgate à Infância, com uma premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos das escolas participantes após atividades, em sala de aula, sobre o combate ao trabalho infantil.

O objetivo do projeto, que é realizado pelo MPT em nível nacional, é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção ao trabalho infantil.

A preparação para o desenvolvimento do projeto nas escolas do município de Jaicós, teve início na segunda semana de março, quando aconteceram a apresentação online do projeto para os coordenadores das escolas, e oficina de capacitação nacional dos profissionais de educação, por meio de live no you tube.

Coordenadora Rosângela Santana e Gerente Pedagógica, Luzia Isabel, recebendo material do projeto, em Picos

Já nesta quarta-feira (30), foi realizado o evento de apresentação do prêmio aos professores das turmas de 4º e 5º ano, nas quais o projeto será desenvolvido. O evento aconteceu na Escola Municipal Líria Maria da Cruz Alencar.

Além dos educadores, estiverem presentes também no evento, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Jaissa Freitas, as conselheiras tutelares, Leonice de Sousa e Ilma de Carvalho, e a Assistente Social, Josie Cristine.

A apresentação foi conduzida pelas coordenadoras do projeto no município, Vanda Reis e Rosângela Santana, contando também com a contribuição do psicopedagogo Adaljerry Ferreira.

Ao Cidades na Net, a coordenadora Rosângela Santana, explicou que as atividades do projeto, em sala de aula, iniciam no dia 1º de abril, e serão alinhadas ao Projeto Ler e Aprender, que já é desenvolvido nas escolas municipais, nas turmas de Ensino Fundamental.

Ela destacou que através do projeto os professores, serão multiplicadores do tema. “O objetivo do Prêmio MPT é levar a temática  do trabalho infantil para a sociedade  por intermédio da comunidade escolar. Dessa forma, os profissionais da educação serão multiplicadores do tema,  bem como contribuirão para   conscientização e prevenção  e a erradicação do trabalho infantil”.

A coordenadora Vanda Reis, destacou suas expectativas com relação à abordagem do tema. “Apesar de complexo, é um tema bastante relevante, pois contribui para a prevenção e combate ao trabalho infantil, algo bem persistente no nosso município. Além disso, o projeto vem despertar o senso crítico com relação à temática, e também desenvolver competências e habilidades no currículo escolar”.

As atividades em sala serão desenvolvidas com a abordagem da temática com os alunos e produções sobre o trabalho infantil, através de poesia, música, conto e desenho.

Finalizadas as produções, os professores farão a seleção dos melhores trabalhos, e uma comissão local definirá as produções que mais se destacaram em cada categoria, e que serão enviadas para a etapa estadual. A seleção municipal ocorre no dia 10 de junho, e as inscrições na etapa estadual poderão ser feitas até 1º de agosto.

Publicidade

O resultado da etapa estadual será divulgado no dia 26 de agosto. Após, uma comissão julgadora decidirá quais foram os melhores trabalhos em cada categoria e inscreverá o primeiro colocado de cada uma delas na última etapa, a Nacional.

Integrando a programação do projeto, o município de Jaicós também realizará nos dias 4 e 5 de abril, palestras nas escolas, ministradas pela Assistente Social, Josie Cristine, o psicopedagogo Adaljerry Ferreira, e o Conselho Tutelar.

Veja mais fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS