Connect with us

Jaicós

Jaicós participa do projeto MPT na Escola e promove palestras sobre trabalho infantil

Publicado

em

Mais uma vez, o município de Jaicós está participando do projeto MPT na Escola, realizado a nível nacional pelo Ministério Público do Trabalho, com o intuito de fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção ao trabalho infantil.

O MPT na Escola é a culminância do Programa Resgate à Infância, com uma premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos das escolas participantes, após atividades em sala de aula, sobre o combate ao trabalho infantil.

Na edição deste ano, o projeto no município está sendo coordenado pela professora Neri Feitosa. Ao Cidades na Net, ela destacou a importância da iniciativa.

“Considero uma ação de grande relevância, pois trabalhar a temática do trabalho infantil com os alunos é uma oportunidade de construir e compartilhar conhecimentos capazes de gerar reflexões significativas no tocante a assegurar o direito que a criança tem a infância, bem como, de todo cuidado e proteção que nossa legislação descreve para o menor de dezoito anos na realização de atividades que se configuram trabalho infantil”.

Segundo Neri, o projeto está sendo desenvolvido pelo segundo ano consecutivo nas escolas da rede municipal Francisco Crisanto, Líria Alencar e Padre David, com a participação de alunos de quarto e quinto ano.

“No final, produções realizadas pelos alunos serão socializadas e passarão por um processo seletivo onde as melhores concorrerão ao Prêmio MPT na Escola. O trabalho dos professores com os alunos na sala de aula tem sido bastante produtivo” destacou ela.

Como parte das atividades do projeto, foram realizadas na segunda (22) e terça (23), palestras nas escolas envolvidas, que foram ministradas pelo psicopedagogo Adaljerry Ferreira, com a contribuição do Conselho Tutelar.

As palestras abordaram o tema “Trabalho Infantil”, e apresentaram aos alunos, entre outros pontos, o que é o trabalho infantil, suas características e consequências, os órgãos de combate ao trabalho infantil, além do papel do Conselho Tutelar.

Sobre o MPT na Escola 2023

Este ano, 40 municípios, além do Governo do Estado, confirmaram a adesão ao projeto. O número é quatro vezes maior com relação a quantidade de cidades participantes na edição de 2022.

Publicidade

No total, 371 escolas e 17.276 estudantes deverão ser contemplados com o projeto, além de 1.529 educadores.

Também integram o projeto os municípios de Paulistana, Simões, Wall Ferraz, Picos, Valença do Piauí, Oeiras, São José do Piauí, São João da Canabrava, Santa Cruz do Piauí, Geminiano, Dom Expedito Lopes, Itainópolis, Demerval Lobão, Francisco Santos, Buriti dos Lopes, Uruçuí, José de Freitas, Barras, São Pedro do Piauí,Piripiri, Campo Largo do Piauí, Regeneração, Miguel Alves, São João do Piauí, Esperantina, Teresina, Pedro II, Altos, Parnaíba, Campo Maior, Batalha, Cocal, Luzilândia, União, , Sigefredo Pacheco, Nazária, Cabeceiras do Piauí, Santo Antônio de Lisboa e Inhuma.

Facebook

MAIS ACESSADAS