Connect with us

Jaicós

Jaicós seleciona trabalhos de alunos que concorrerão na etapa estadual do prêmio MPT na Escola

Publicado

em

Pelo segundo ano consecutivo, o município de Jaicós está participando do projeto MPT na Escola, realizado a nível nacional pelo Ministério Público do Trabalho, com o intuito de fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção ao trabalho infantil.

O projeto está sendo desenvolvido nas escolas da rede municipal Francisco Crisanto, Líria Alencar e Padre David, com a participação de alunos de quarto e quinto ano. O MPT na Escola, é a culminância do Programa Resgate à Infância, com uma premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos.

Em uma importante fase do projeto, a Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Prefeitura de Jaicós, realizou nesta sexta-feira (23), a culminância das atividades que foram desenvolvidas com os alunos em sala de aula e a seleção das produções que serão enviadas para a etapa estadual.

O evento de culminância aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), reunindo alunos, das três escolas participantes, diretores, professores, coordenadores e alguns pais, além de representante do Conselho Tutelar.

Os alunos apresentaram trabalhos temáticos nas categorias poesia, música, desenho e conto, foram avaliados e um trabalho em cada categoria foi selecionado para representar o município de Jaicós na próxima fase do projeto.

As grandes finalistas foram as alunas Priscila (Desenho), Maria Clara (Poesia), Lavigne (Música) e Brenda (Conto), das Escolas Municipais Padre David Ângelo Leal e Francisco Crisanto de Sousa.

Além de terem suas produções selecionadas para a etapa estadual do prêmio MPT na Escola, as alunas também receberam medalhas e prêmios. Todos os demais alunos que apresentaram produções, também foram premiados com medalhas de honra ao mérito.

A professora Neri Feitosa, que está coordenando o projeto no município, agradeceu aos envolvidos na ação. “Hoje concluímos com êxito mais uma etapa do Projeto Prêmio MPT na Escola. Quero agradecer todas as pessoas envolvidas, coordenadores, diretores, e em especial os professores e alunos que foram públicos de grande envolvimento, fazendo de fato acontecer as múltiplas aprendizagens no chão da escola. Parabenizar os vencedores pelo desempenho nas belíssimas produções”.

Ela também destacou a importância do projeto. “O Prêmio MPT na Escola nos oferece a oportunidade de refletirmos sobre as consequências do trabalho infantil para a vida adulta. Permite também compartilharmos muitos conhecimentos sobre a causa, e assim defendermos nossas crianças e adolescentes das práticas que se configuram trabalho infantil” finalizou.

Sobre o MPT na Escola 2023

Este ano, 40 municípios, além do Governo do Estado, confirmaram a adesão ao projeto. O número é quatro vezes maior com relação a quantidade de cidades participantes na edição de 2022.

No total, 371 escolas e 17.276 estudantes deverão ser contemplados com o projeto, além de 1.529 educadores.

Publicidade

Também integram o projeto os municípios de Paulistana, Simões, Wall Ferraz, Picos, Valença do Piauí, Oeiras, São José do Piauí, São João da Canabrava, Santa Cruz do Piauí, Geminiano, Dom Expedito Lopes, Itainópolis, Demerval Lobão, Francisco Santos, Buriti dos Lopes, Uruçuí, José de Freitas, Barras, São Pedro do Piauí,Piripiri, Campo Largo do Piauí, Regeneração, Miguel Alves, São João do Piauí, Esperantina, Teresina, Pedro II, Altos, Parnaíba, Campo Maior, Batalha, Cocal, Luzilândia, União, Sigefredo Pacheco, Nazária, Cabeceiras do Piauí, Santo Antônio de Lisboa e Inhuma.


Facebook

MAIS ACESSADAS