Connect with us

Jaicós

Palestra na COEPP conscientiza alunos sobre segurança no trânsito; PM de Jaicós realizará campanha no município

Publicado

em

A Cooperativa Educacional Pequeno Polegar, em parceria com a 3ª Companhia de Polícia Militar de Jaicós, realizou na manhã desta sexta-feira (23), uma palestra voltada à conscientização sobre segurança no trânsito.

A palestra foi promovida por iniciativa da turma do 9º ano, através da disciplina Ética e Cidadania, ministrada pela professora Cristiane Carvalho Feitosa, que desenvolveu com os alunos diferentes atividades voltadas à temática.

Ministrada pelo comandante da 3ª CIA de PM de Jaicós, Tenente Anderson Aguiar, a palestra aconteceu no Salão Paroquial e foi voltada para os estudantes do Ensino Fundamental anos finais.

A abertura do momento foi feita pelas alunas do 9º ano, que recepcionaram a todos e agradecerem a contribuição do comandante na ação.

Na palestra, o tenente apresentou dados sobre a ocorrência de acidentes em Jaicós e região entre 2021 e 2023, destacando que tem sido registrado um aumento dos casos, inclusive com jovens entre as vítimas.

Ele também alertou os alunos sobre a proibição da condução de veículos por menores de 18 anos, das sanções aos pais e responsáveis, entre outros pontos. Ao final, os alunos também puderam tirar dúvidas.

Em entrevista ao Cidades Na Net, a professora Cristiane Carvalho falou sobre o intuito da iniciativa. “Dividi a turma em quatro equipes para apresentar seminários sobre cuidados no trânsito. E aí surgiu a ideia de convidar o tenente Anderson para falar sobre a questão dos menores que andam dirigindo pela cidade, pilotando motos. E no nosso público tem adolescentes que, permitido pelos pais ou não, eles conduzem veículos. A gente como professor não pode interferir, essa proibição vem dos pais, então buscamos conscientizar. Nosso objetivo é que eles compreendam que menores não podem dirigir, pilotar uma moto. E ainda o risco de se você não tem condições de dirigir, terminar provocando um acidente e ferindo outras pessoas”.

A educadora ainda falou que o objetivo da atividade foi alcançado. “O intuito também é desenvolver os alunos, que daqui a pouco saem do Ensino Fundamental para o Médio e precisam de uma melhor desenvoltura. E meu objetivo como professora foi alcançado, pois eles se desenvolveram bastante, foram atrás, pesquisaram, foi apresentado em sala de aula também, com slides, gravura. Eles mostraram placas de trânsito, sinalização horizontal, vertical, dicas de trânsito. O objetivo foi alcançado e creio que os alunos também obteram conhecimento”.

O tenente Anderson ressaltou a importância de abordar a temática e informou que uma campanha de conscientização será realizada em toda circunscrição da 3ª CIA, ação que já vinha sendo planejada pela unidade.

“Em face do crescente número de acidentes automobilísticos envolvendo carros, motos, a gente viu como necessário essa conscientização do jovem dos perigos que a imprudência no trânsito traz. A gente teve essa palestra no Pequeno Polegar como ponto de partida para nossa campanha de conscientização e segurança no trânsito, que vai ser implementada em toda a circunscrição da 3ª companhia. A partir dessa conscientização a gente objetiva diminuir significativamente esse número de acidentes, e principalmente, de vítimas. É muito triste a gente vê uma família que fica afetada por um jovem que veio a óbito em razão de um acidente automotivo”.

Um dos objetivos principais é conscientizar pais e responsáveis. “A gente parte dessa conscientização para cobrar redobrado dos pais e responsáveis a fim que eles tenham um cuidado a mais com esses jovens, que estão em fase de crescimento, de desenvolvimento mental. Temos que cobrar deles, porque são os responsáveis, e alertá-los dos perigos e inclusive das sanções legais que a legislação prevê. Como mencionado, entregar veículo automotor a condutor não habilitado, que entre outros crimes previstos no código penal, é o que mais se encaixa no caso dos jovens. Como também cometer ilícitos na direção de veículo, no caso de manobras perigosas, do grau, do cavalo de pau. Então a gente precisa alertar o cidadão de bem dos perigos que é ele entregar a direção de um veículo para um menor”.

Publicidade

Outra preocupação é reduzir o número de mortes no trânsito. “A gente precisa iniciar essa campanha de conscientização, para que possamos colher os frutos brevemente. A redução das mortes principalmente. Como citei, quando um acidente acontece há toda uma movimentação das instituições públicas. A ambulância, o hospital, os profissionais de saúde, todos se movimentam para resguardar aquela vítima. Acontece que, toda aquela estrutura poderia estar sendo usada por exemplo em um idoso que sofreu um AVC. Então a gente resguardando esse jovem, fazendo essa conduta de prevenção, a gente já dá uma melhor utilização para as instituições e para os orçamentos públicos”.

O tenente também informou que entre as ações da campanha de conscientização, o intuito é seguir com a realização de blitz educativa e preventiva na cidade. “A blitz faz parte da política de governo do secretário de segurança e vamos dar continuidade a esse trabalho de prevenção a acidente de trânsito, e com a blitz não só para isso, mas também a fim de ainda reprimir a criminalidade”.

O intuito é envolver também na campanha, a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal, reunindo a sociedade e autoridades municipais. “Já tratamos com alguns vereadores dessa possibilidade de realizarmos essa audiência pública com a maior celeridade possível, pois a gente sabe que é uma campanha trabalhosa. Conscientizar dá trabalho e demanda tempo e trabalho. Então quanto mais breve a gente iniciar, mais rápido vamos colher os frutos. Queremos convocar a nossa população jaicoense para participar, e engajados a gente conseguir colher resultados” concluiu.


Facebook

MAIS ACESSADAS