Connect with us

Jaicós

Saúde de Jaicós reforça importância da triagem neonatal para prevenir e diagnosticar doenças em recém-nascidos

Publicado

em

Para além dos primeiros cuidados com a saúde da criança, que começam ainda na gestação, a Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza todo um acompanhamento voltado aos recém-nascidos.

Se destacando na assistência prestada, o município de Jaicós garante a realização de quatro exames muito importantes para a saúde do bebê, os chamados “exames da triagem neonatal”: teste do pezinho, teste da orelhinha, teste do coraçãozinho e teste da linguinha.

A triagem neonatal é a estratégia em Saúde Pública para testar universalmente todos os recém-nascidos para doenças metabólicas, genéticas, endócrinas e hematológicas tratáveis, classificadas como, erros inatos do metabolismo (EIM).

O Hospital Florisa Silva, principal unidade de saúde do município de Jaicós, é o local onde os testes são realizados. Para as crianças que nascem na unidade, antes da alta do recém-nascido são realizados os primeiros exames, o teste do pezinho e teste do coraçãozinho.

O atendimento acontece na sala de triagem neonatal, realizado pela Técnica em Enfermagem, Ana Júlia Gonçalves. Segundo ela, são realizados em média 40 a 50 testes por mês.

“Os testes de triagem neonatal são de extrema importância, pois são exames preventivos e obrigatórios. Os testes ofertados no município permitem trazer diagnósticos de diversas doenças congênitas, sintomáticas e assintomáticas, no período neonatal, a tempo de intervir no curso da doença, permitindo assim o tratamento precoce específico e a diminuição ou eliminação total das sequelas. O teste de triagem neonatal nos recém-nascidos é de extrema importância porque quanto mais precoce o diagnóstico e tratamento acontecem, melhor será a qualidade de vida dessas crianças”.

Ana Júlia disse que os testes devem ser realizados preferencialmente entre o terceiro e quarto dia de vida do bebê. “Pode ser realizado entre os 30 dias de vida, no entanto, caso seja detectada alguma doença, o tratamento começará tardiamente, podendo levar a sequelas e prejudicar a saúde da criança”, explicou.

Os testes do pezinho e coraçãozinho são realizados todas as segundas-feiras, de 08 às 11 horas, sendo necessário a declaração de nascido vivo e certidão de nascimento da criança e o RG da mãe.

Publicidade

Ana Júlia informou que a amostra coletada para o teste do pezinho é enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (LACEN), e o resultado é liberado em cerca de 30 a 45 dias. Nos demais testes, os laudos já são emitidos logo após a realização.

A Técnica em Enfermagem ainda explicou o procedimento caso alguma doença seja detectada na criança através dos testes. “A família deverá ser convocada para a realização de novo exame no bebê, que pode confirmar ou excluir a doença. Porém, sendo confirmada, deve ser marcada imediatamente consulta com especialista, para dar início ao tratamento adequado” concluiu.

Também assegurados na rede municipal de saúde, os testes da orelhinha e da linguinha, são realizados no Centro de Fisioterapia, que fica situado no prédio do Hospital Florisa Silva.

A fonoaudióloga Rafaely Ribeiro Dantas, é quem realiza os testes. Ela explicou que o período em que o teste deve ser realizado pelo bebê é de 0 a 3 meses de vida.

“O teste da orelhinha é realizado para a gente poder detectar alguma alteração auditiva. Tem alterações que a criança já pode nascer com elas, então a gente faz esse teste para detectar, pois uma vez elas detectadas desde o nascimento, é mais fácil para conseguir reabilitar essa criança. Podemos reabilitar a criança desde pequena mesmo, para que ela cresça e tenha a linguagem nos padrões de normalidade. A criança vem, faz o teste, caso não passe a gente pede o reteste. Nesse reteste, se a criança passar ok, se não, a gente tem que pedir uns exames mais detalhados para saber o que pode ser” explicou ela.

Rafaely Ribeiro também falou da importância do teste da linguinha. “A importância do teste da linguinha é para a gente detectar também se a criança tem a língua presa e poder já encaminhar para o procedimento de frenectomia, que é feito pelo médico ou dentista. A gente encaminha para fazer esse cortezinho, porque uma vez que a criança tenha a língua presa, pode atrapalhar na sucção, deglutição, mastigação e na fala da criança”.

Segundo ela, caso o bebê não realize o teste, alterações podem ser detectadas tardiamente. “Por exemplo, uma criança que não fez o teste da linguinha, lá na frente a mãe diz ‘ah, meu filho não consegue falar a letra R”, e é aí que a gente percebe que essa alteração de linguagem da criança é porque ela não fez o teste desde o início e essa alteração é por conta da língua que é presa. Daí a importância desse teste. E a frenectomia quando a criança é bebê é só um cortezinho, não leva ponto, é bem prático” concluiu.

O atendimento para os testes de linguinha e orelhinha, são realizados na última quinta-feira de cada mês. A documentação necessária é a declaração de nascido vivo, cartão do SUS, certidão de nascimento e comprovante de residência atualizado no nome do responsável.

O Centro de Fisioterapia já divulgou a próxima data de atendimento, que será em 25 de abril, das 07 às 12 horas.


Facebook

MAIS ACESSADAS