Connect with us

Jaicós

Saúde de Jaicós leva pacientes para mutirão de catarata; cidade é contemplada com 300 vagas

Publicado

em

O município de Jaicós está sendo beneficiado no mutirão da catarata, realizado pelo Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) e Fundação Hospitalar Joaquim Simeão Filho.

No mutirão, que acontece no Hospital Beneficência Chapada do Araripe, em Marcolândia, estão sendo ofertadas 300 vagas para Jaicós, incluindo consultas e cirurgias para a população.

Para que os jaicoenses possam ser atendidos, a Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Saúde, está disponibilizando todo suporte e apoio logístico, incluindo o transporte até a cidade de Marcolândia.

O município encaminhou o primeiro grupo de pessoas ao mutirão nesta sexta-feira (05). Um total de 30 pacientes foram levados para atendimento hoje. Eles foram acompanhados pela secretária de Saúde, Audeli Coutinho e outros integrantes da saúde municipal.

O prefeito Neném de Edite esteve acompanhando a saída dos pacientes, que foram a Marcolândia no mais novo veículo adquirido para a saúde, um microônibus. “Hoje eles estão estreando esse veículo, onde vão cuidar da saúde, participar do mutirão da catarata, onde nós vamos proporcionar juntamente com o hospital de Marcolândia, 300 cirurgias de catarata para nossos idosos, pro nosso povo” disse o gestor.

Os atendimentos seguem amanhã (06) e no domingo (07). Neste mês, 100 pacientes serão atendidos, e nos meses de maio e junho, o município levará os demais.

“Inicialmente 100 pessoas estão indo para triagem. Nesses dias 5, 6 e 7, será realizada a triagem, os exames, e se realmente for catarata, já é realizada a cirurgia no mesmo dia. Aqueles que não for catarata, são liberados. Muitas pessoas confundem catarata com pterígio, então após essa triagem, eles estarão criando um mutirão de pterígio também, mas nesse, são apenas cirurgias de catarata” explicou a secretária de Saúde, Audeli Coutinho.

A secretária disse que o município está ofertando todo suporte. “Vamos acompanhando, levamos uma equipe de técnicas e de auxiliares para estar dando suporte necessário a eles lá. O transporte e alimentação dos três dias, máscara, pulseiras de identificação, estão sendo ofertados pelo município. Estão sendo atendidas tantos pessoas da zona urbana, quanto rural”.

Publicidade

Audeli também destacou a importância da ação. “O mutirão é de grande importância, porque uma cirurgia de catara hoje é em média 3, 4 mil reais, por olho. Então, para um aposentado fica inviável fazer uma cirurgia dessas. E a catarata vem com a idade, é raro ter uma pessoa acima de 60 anos que não tenha catarata. Então, a ação é muito importante para ajudar a população jaicoense que não tem condição de realizar um procedimento desse no privado”.

Segundo a secretária, as pessoas interessadas podem estar entregando a documentação na Secretaria de Saúde, para atendimento nos próximos dois meses. É necessário RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência, cartão de vacina covid e telefone para contato.


Facebook

MAIS ACESSADAS