Connect with us

Jaicós

Secretaria de Assistência Social de Jaicós inicia curso gratuito de flores artesanais e vai capacitar mais de 70 pessoas

Publicado

em

A Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem como gestora a secretária Oziana Oliveira, está realizando nesse mês de julho, cursos presenciais de produção de flores artesanais.

Com os cursos ofertados de forma gratuita à população, a iniciativa chega como uma oportunidade de geração de renda para os jaicoenses. A ação acontece através de uma parceria entre a Prefeitura de Jaicós e a empresa JC Flores, que tem sede no Ceará.

As aulas, que acontecem no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), tiveram início nesta segunda-feira (18). Foram formadas turmas para os períodos da manhã, tarde e noite, e no total, mais de 70 pessoas serão capacitadas através dos cursos.

Gabriel Sousa, de 24 anos de idade, é quem está ministrando o curso em Jaicós. Segundo ele, o intuito é que o artesanato seja um possibilidade de geração de renda. “O curso é voltado principalmente pra geração de renda para as famílias, onde as alunas aprendem que através do artesanato, podem obter uma renda extra trabalhando em casa. É um trabalho muito bom, interessante, que tenho certeza que todos vão gostar do resultado ao final do curso”.

O ministrante explicou que o curso tem o conteúdo teórico, abordando formas de marketing, como desenvolver o trabalho e quanto pode ser ganho, e parte prática. Ele informou como as peças são feitas. “A gente usa EVA, que é o principal material, as formas de frisagem, tinta, arame, e com eles você já faz um trabalho incrível. O custo é muito baixo, um porta pano de prato, por exemplo, você gasta 3, 5 reais”.

O jovem Gabriel também foi aluno do curso em Coelho Neto, no Maranhão, onde reside, e 2 anos depois, se tornou ministrante na empresa JC. “Eu comecei igual a elas, fazendo o curso na minha cidade, e quando acabou eu ingressei nesse trabalho. Passaram dois anos, o professor voltou pra cidade, viu que eu tinha evoluído bastante, abri uma loja e tudo, e me contratou para trabalhar na empresa com ele. Fiz um estágio de 2 meses sobre como lidar com pessoas em sala de aula e comecei a fazer curso”.

A secretária Municipal de Assistência Social, Oziana Oliveira, está acompanhando as aulas e falou da alegria pela oferta do curso. “É com grande satisfação que hoje estamos iniciando o curso de flores artesanais, que é uma grande oportunidade para a população de Jaicós, que chega através do JC Flores, juntamente com a Prefeitura Municipal, que abraçou essa causa. O intuito é que a população se aperfeiçoe mais, aprenda novas produções, para que tenham mais uma fonte de renda. Nas datas comemorativas, eventos, as pessoas que vão participar do curso já podem fazer seus arranjos, ou outras peças, que sejam vendidas na cidade mesmo”.

Ela também destacou que o objetivo é seguir promovendo cursos. “Eu vejo como um curso de grande importância para a população de Jaicós. São peças que eles podem vender na feira, em exposições artesanais. Podem juntar as equipes, fazer até tipo um cooperativa. E digo para a população que não vai ficar só nesse curso. Junto com o prefeito já estamos pretendendo realizar em Jaicós um curso de pães e bolos. Estou muito feliz com tudo o que está acontecendo em Jaicós, com as iniciativas e sigo buscando melhorias para a Assistência Social para atender a população”.

Oziana disse que o intuito é realizar o Curso de Pães e Bolos em agosto, com data a ser marcada após o dia 13. Segundo ela, tanto o curso de flores que está sendo realizado, quanto os demais que virão a ser promovidos, são com vagas disponíveis aos usuários dos Programas Sociais e também à população em geral.

Publicidade

A secretária ainda convidou a população a participar dos cursos. “Eu gostaria que a população de Jaicós se interessasse mais, quando vier um curso participe, pois você não vai gastar nada. O único investimento da pessoa é o de sair de sua casa para ir até o local do curso, pois tudo é por conta do município, da prefeitura e a empresa parceira. Então, quem ganha não é o prefeito, a secretária, mas o município, a população de Jaicós” concluiu ela.

O curso de Flores Artesanais tem duração de 5 dias, e na sexta-feira (22), deverá realizado um evento de encerramento do curso com a participação de todas as turmas, e exposição das peças produzidas.


Facebook

MAIS ACESSADAS