Connect with us

DESTAQUES

Feira do Pov. Esquisito e região aquece economia e fortalece cultura e agricultura familiar em Jaicós

Publicado

em

O povoado Esquisito voltou a sediar um dos maiores eventos realizados no interior de Jaicós. Aconteceu no último sábado (16) a Feira Cultural da Agricultura Familiar do povoado Esquisito e Região, que este ano chegou à sua 4ª edição.

Contribuindo para a valorização da cultura local, fortalecimento da agricultura familiar e movimentação da economia, a feira conta com a participação de diversas comunidades, as quais tem a oportunidade de expor e comercializar seus produtos.

O evento é realizado pela Prefeitura de Jaicós, por meio das secretarias de Cultura, Juventude, Esporte, Lazer e Turismo e apoio dos Agricultores e Agricultoras Familiares de Jaicós, Câmara Municipal de Jaicós, Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

No sábado (16) a IV Feira Cultural da Agricultura Familiar foi aberta com uma Missa em Ação de Graças, que aconteceu na capela do povoado, celebrada pelo pároco local, padre Miguel Feitosa. Em um dos momentos marcantes da celebração, foram ofertados no altar, produtos da agricultura familiar. Também foi apresentado um relato sobre a história do povoado.

Logo após a missa, os moradores do povoado e região, em diversas tendas montadas no local, iniciaram a exposição e comercialização dos produtos da agricultura, artesanato e culinária locais. Gameleira, Tanque dos Batistas, Boa Vista, Tanquinho, Esquisito, Umburanal, Santana II, Antônio Lopes, Baliza, Morro Vermelho e Saco da Serra, são as comunidades que integraram a feira.

Publicidade

No evento, a variedade de itens mostra o potencial produtivo, riqueza, cultura e diversidade da região. Rapadura de caju, castanha, cajuína, bolos, doces, caldo de cana, sequilhos e até suco de macaxeira, estão entre os diversos produtos da culinária. Peças artesanais, produtos de limpeza e os frutos da terra, como melancia, abóbora, caju, também integraram a feira.

Ezequiel Costa Paiva, de 21 anos, participa da feira em família e esteve nas quatro edições. “A gente vem todo ano. É muito bom estar retornando, foi muito tempo sem a feira, que é uma festa grande pra gente. A gente tem hoje aqui doce de caju, pizza, torta, rosca, mamão, muita coisa. Daqui vem uma renda que ajuda muito a gente. Minha mãe fez um curso em 2010 pra produção de doces e ela sempre vende aqui”.

Para o irmão de Ezequiel, Samuel Costa Paiva, 30 anos, a feira fortalece o trabalho realizado por eles. “Nós fizemos o curso pra produzir cajuína, rapadura, tudo que for do caju. E essa feira é uma iniciativa muito boa, pois nós estamos mostrando nosso trabalho, comercializando e ganhando um dinheirinho pra ajuda nas contas do mês em casa. E todas que tiver, Deus dando saúde, nós vamos estar aqui participando”.

Gilvanete Sousa, a “Neta Bolos”, participou da feira pela segunda vez. Para ela, o evento é uma oportunidade de pessoas trabalhadoras mostrarem suas produções. “Essa feira é uma ajuda muito boa para que as pessoas conheçam nosso trabalho, pois abrange outras regiões. Vem os visitantes de fora, que veem o esforço, trabalho das pessoas daqui, que são sofredoras, mas lutam todo dia para melhorar suas condições de vida. Trabalho com bolo, faço creme de galinha, e temos aqui hoje também arrumadinho, rapadura e doce de caju, galinha caipira e muitas outras coisas. A gente fica muito feliz e grata pelas pessoas que vem ver nosso trabalho”.

Matias Severino de Sousa, coordenador da feira, também falou do evento e disse que o intuito é incentivar outras regiões a também realizarem. “Temos alegria de estarmos recomeçando hoje essa feira, e com pessoas que participam desde o início e também novas. Para nós é uma grande satisfação, e hoje começamos com nossas forças renovadas, onde já tivemos a alegria do prefeito fazer essa reforma em nossa igreja, está toda bonita que dá prazer da gente participar. Estamos satisfeitos e esperamos que seja uma feira de muito resultado para os agricultores. Aqui nós queremos também incentivar outras comunidades para criarem também essa feira pra gente desenvolver nosso município”.

A vereadora Sirlene Lopes, uma das idealizadoras da feira, destacou a gratidão pelo retorno do evento, destacando a feira traz uma série de benefícios. “É muito gratificante, agradecemos a Deus por poder retornar com a 4ª edição da Feira do Povoado Esquisito e Região. Iniciamos com a Santa Missa, com a palavra de Deus trazendo vida e alegria para esse povo, dignidade. É um evento que vem para gerações e gerações continuarem, que traz a valorização dos agricultores, da juventude através do torneio de futebol, os artistas da terra que movimentam a noite e trazem muita alegria. É um evento diferente, que traz cultura, vida, renda, e assim nós voltamos e com fé em Deus vamos estar aqui no próximo ano. Estamos lutando para que se torne lei, e que traga a obrigatoriedade de todo terceiro sábado de julho, essa feira ser realizada aqui na nossa região”.

Ela também falou que a feira tem sido um exemplo para outras comunidades e municípios. “Temos várias comunidades, outras que ainda não tinham participado, como Antônio Lopes e Santana II. Muita gente dizendo ‘esse ano eu quero ver a experiência de vocês lá da feira, pessoas de outros municípios dizendo que vem para ver como é a experiência para poder estar replicando nos municípios vizinhas, outros povoados. Esperamos realmente um dia poder ver essa festa em outros povoados, pois esse foi o objetivo inicial, as pessoas conhecerem, amarem, e assim poderem reproduzir a ideia para outras comunidades”.

Dalvenisa da Conceição, a Mocinha, que integra a organização da feira desde a 1ª edição, falou da alegria pelo retorno do evento. “É um momento de muita alegria, estou muito realizada hoje, pois foram dois anos de pandemia que foi afastada nossa feira, mas estamos aqui hoje com saúde, graças a Deus, realizando esse evento de grande importância para nossa região. Nossa feira só tem aumentado e enriquecido ainda mais. Todos aqui estão muito felizes por ter voltado as atividades da nossa feira cultural de Esquisito e região”.

O prefeito Neném de Edite também definiu o momento como de muita alegria e agradeceu. “É um momento de alegria depois de 2 anos voltar com a feira e estarmos a frente desse grande evento. E a cada ano com inovação, mais organização. Agradeço a toda comunidade, a equipe de organização e todos os participantes. Estou feliz por essa noite, onde os agricultores podem apresentar aqui seus produtos, a culinária, comida típica da nossa região, e vários produtos. A gente vem recebendo muitos visitantes, amigos, uma grande participação aqui hoje, graças a Deus”.

O gestor ainda destacou que não só a feira, mas outros investimentos chegam à região. “E temos a oportunidade ainda de trazer e anunciar mais investimentos pra esse povoado e região, como nós estamos vendo o início de quase 18 km de estradas, que nós vamos interligar da Br-407 até a divisa com Itainópolis. Isso é investimento que vai trazer mais melhorias, facilitar o escoamento da castanha, o caju, melhorando cada dia a renda do nosso povo. Trabalhamos muito por esse povoado e vamos trabalhar mais. Podem ter certeza, com a nossa vontade e dos governantes a nível de estado, hoje o asfalto não é impossível. Com essa estrada feita a terraplanagem, podemos sonhar com um asfalto do Esquisito a Jaicós, da Br-407 ao saco da Serra. Vamos unir forças, e tirar esse sonho do papel, pois essa comunidade merece”.

Neném ainda destacou outros eventos que serão realizados, citando a Festa do Vaqueiro, em agosto, Encontro de Cantoria, dia 7 de setembro, e a final da Copa Galo, em 7 de agosto, onde o prefeito anunciou que será realizado o sorteio de uma moto elétrica. “Os eventos estão voltando, trazendo lazer e entretenimento para os jovens e toda população, e fazendo a economia se aquecer no nosso município”.

Além da venda de produtos durante todo o dia, a feira contou na parte da tarde com a grande final do Torneio de Futebol, que foi disputada entre Angical e Boa Vista. O jogo terminou com o placar de 2 a 1 para o Angical, que conquistou o título do torneio pela segunda vez.

A programação teve continuidade durante a noite, com apresentações artísticas e entrega de premiações. A abertura foi realizada com pronunciamentos de autoridades presentes.

O vice-prefeito, Weslly Bispo, agradeceu aos organizadores do evento e todos os que prestigiaram a feira. “Dizer da nossa alegria e satisfação em ver esse belíssimo trabalho sendo desenvolvido no povoado, com toda essa região. A gente fica feliz por essa causa e queremos agradecer a todos que estão envolvidos na organização desse evento, juntamente com a gestão do prefeito Neném de Edite, que tem abraçado essa causa. Agradecemos a colaboração e presença de todos que vieram prestigiar esse evento. Em breve a feira terá uma data fixa no calendário oficial de eventos do nosso município”.

O diretor técnico da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, Clébio Coutinho, o Dedim, parabenizou pela feira. “Parabenizar a todos aqui presentes, principalmente quem está expondo, e também ao prefeito Neném por estar apoiando esse sonho do povoado Esquisito. Esses produtos mostram a pujança aqui da região, sua importância para o município de Jaicós, pois é uma região de muita produção econômica. Agradecer por estar aqui em mais um ano, parabenizar o progresso que o Esquisito está ganhando a cada ano”.

O prefeito Neném de Edite, as vereadoras Sirlene Lopes e Mocinha, e o coordenador do evento, Matias, também se pronunciaram.

Logo após foi realizada a entrega de premiações do campeonato de futebol e em seguida tiveram início as apresentações, com a participação de 18 artistas da região. Se apresentaram a Poetisa Hosana Arlinda, Artur Sanfoneiro, Zé Domingos, Romão da Silva, Cebolinha do Arrocha, Mikely, Alberto Silva, Mateus Vaqueiro, Deyane, Pretinha Show, Cleimaira Pisadinha, Patrício Vaqueiro, Evanildo Vaqueiro, Reilário Justino Filho e Armando.

Também foi realizado o sorteio de vários prêmios entre os agricultores, entre eles, uma forrageira, caixas de mel, kit de irrigação e roçadeira. A Prefeitura de Jaicós contemplou a Associação Mulheres Guerreiras, com a entrega de um liquidificador industrial e uma batedeira, itens que contribuirão para a melhoria da produção.

Publicidade

A noite foi encerrada com a participação dos artistas locais Zé Matias e Romeuzinho Show.


FOTOS | IV Feira Cultural da Agricultura Familiar do Povoado Esquisito, em Jaicós


Facebook

MAIS ACESSADAS